Saiba como escolher o tênis ideal para a prática de corrida

Equipamento tem grande variação de preços e modelos e alguns pontos devem ser levados em consideração para garantia de atividade saudável

Legenda: Escolha do tênis é importante para corrida saudável
Foto: Getty Images

Companheiro inseparável de quem corre, o tênis pode ser um dos principais aliados para uma prática que traz diversos benefícios à saúde. Mas é preciso atenção, escolher um calçado inadequado pode provocar uma série de malefícios.  

Para começo de atividade, o ortopedista Eduardo Vasconcelos recomenda tênis de marca confiável e pouco usado. É importante pesquisar também sobre o sistema de amortecimento:

“Que tenha um bom amortecimento, principalmente na parte de trás do tênis, além dessa região ser um pouco mais elevada do que a parte da frente.” 

Surge a dúvida também em relação ao tipo de terreno em que a corrida é praticada e o ortopedista comenta: “A diferença principal seria para terrenos montanhosos, que são de solado mais rígido pra proteger de pedras, por exemplo. Se for corrida em esteira, rua ou praça normalmente são o mesmo tipo de tênis.” 

Conforto é um dos pontos a serem levados em consideração, principalmente, para corridas de longa distância
Legenda: Conforto é um dos pontos a serem levados em consideração, principalmente, para corridas de longa distância
Foto: Natinho Rodrigues

As opções são muitas, de diferentes preços, cores, materiais... Mas além desses critérios externos, há pontos importantes que devem ser escolhidos de acordo com o tipo de pisada pronada, neutra ou supinada.  

Veja também

A indicação do ortopedista é procurar um especialista para avaliar corretamente o formato do pé. Ele destaca que a principal consequência para uma escolha inadequada é a dor: "Em especial a conhecida “canelite”, que afeta diversos corredores, além de calos, dores no joelho e no quadril.” 

Para uma escolha mais adequada de tênis, avaliar o tipo de pisada é o recomendado
Legenda: Para uma escolha mais adequada de tênis, avaliar o tipo de pisada é o recomendado
Foto: Natinho Rodrigues

E se você pensa que o tênis é útil até rasgar o solado ou ter algum descolamento, está enganado:

“A média de vida útil de um tênis de corrida gira em torno de 500 a 700km. O ideal seria o corredor ir monitorando a quilometragem do tênis e trocar neste período.” 

Para garantir tempo maior de uso, uma boa pedida é ter, pelo menos, dois pares para revezar e preservar a estrutura do calçado. Além disso, optar por um modelo um pouco mais folgado é o indicado para que não haja aperto, já que os pés podem inchar por conta da corrida. 

Não se deixe levar apenas pelo preço, nem sempre o mais caro é o mais adequado. Experimente várias opções e se certifique de que o calçado não prejudique o contato com o solo. Há tênis para todos os tipos de pés, com uma pesquisa adequada é possível encontrar o modelo ideal para essa prática completa e libertadora que é a corrida.



Assuntos Relacionados