Qual tipo de bicicleta comprar ? Veja dicas e orientações

Se engana quem pensa que é só subir na bicicleta e sair pedalando. Modalidade requer atenção quanto ao uso de equipamentos adequados

Legenda: Prática deve ser aliada ao uso de equipamentos adequados
Foto: Getty Images

Uma modalidade completa e com diversos benefícios para a saúde física e mental. Pedalar é simples, mas a prática exige cuidados que podem ser fundamentais para garantir tudo que o esporte tem a oferecer. Para iniciar, é importante a pessoa ter definido o uso que quer fazer da bicicleta para a partir disso escolher a que melhor se adequa às necessidades.

Em entrevista à coluna, Cléber Pereira, dono de uma loja de bicicletas, deu dicas para quem quer garantir uma prática saudável, alinhada com o uso de equipamentos adequados. 

“As coisas primordiais que ela necessita: primeiro uma bicicleta no perfil que ela procura, tem que tentar saber isso. Segundo, o tamanho da bicicleta, porque ela varia de acordo com a estatura  da pessoa que vai adquirir.” 

Tipo de uso

Entre os principais tipos de uso está o urbano, para passeio, competição e trilha. Em relação ao tamanho, uma boa pedida é testar, avaliar a movimentação das pernas durante a pedalada para analisar as condições. 

Modalidade pode ser praticada em diversos tipos de terreno
Legenda: Modalidade pode ser praticada em diversos tipos de terreno
Foto: Unsplash

Alguns itens fundamentais com que a bicicleta deve contar para garantir mais conforto na pedalada são: freio a disco, sinalização e amortecedor. Além dos acessórios: capacete, óculos de proteção e luva.

Veja também

 

Outro ponto importante a ser levado em consideração é o tipo de selim, que é responsável por apoiar boa parte do peso do ciclista. O equipamento inadequado pode causar um pouco de desconforto, então é preciso testar também, já que há uma quantidade extensa de opções que se adequam ao peso, estatura e tipo de uso, por exemplo. 

Ciclismo é uma atividade que gera diversos benefícios à saúde
Legenda: Ciclismo é uma atividade que gera diversos benefícios à saúde
Foto: Divulgação

Na escolha da bike, aquela máxima do "barato pode sair caro" deve ser levada em consideração. Há muitos modelos de custo mais baixo, encontrados em lojas de departamento ou supermercado, que são bastante simples e logo podem gerar problemas, até mesmo mecânicos. 

Por isso, o indicado é sempre procurar lojas especializadas em bicicletas, que contam com um suporte para indicação de modelo de acordo com a necessidade do ciclista. 



Assuntos Relacionados