O que faz um cantor perder a voz no fim de um show? Fonoaudiólogo de famosos explica casos

Os problemas mais recorrentes são fendas vocais advindas do mau uso da voz

Legenda: Fonoaudiólogo Vinícius Araújo realiza trabalhos mensais com nomes como Matheus Fernandes, Iguinho & Lulinha e a antora Manu Bahtidão
Foto: Reprodução/Instagram

Na última semana, o cantor Nattan sofreu uma grande inflamação das cordas vocais. Ele chegou a cancelar participação no Festival Viiixi, em São Paulo. Por recomendação médica, o forrozeiro só retornará às apresentações no sábado (13). Outro nome que também teve perda da voz, recentemente, foi a cantora Japinha Conde. Uma forte virose atingiu a artista. 

Para entender a motivação da perda de voz de cantores, a coluna buscou um dos principais fonoaudiólogos do mundo da música.

Veja também

O fonoaudiólogo Vinícius Araújo (CRa 9/8-1648), conhecido por atuar com nomes como Matheus Fernandes, Manu Bahtidão, Tierry, entre outros cantores, sinaliza que problemas físicos e emocionais são agentes diretos para dificultar a projeção da voz.

"Fatores como estresse, irritabilidade, choro, ingestão alta de bebida alcoólica, uso de medicações erradas, entorpecentes, as alergias, além da falta de condicionamento vocal, bem como a falta de aquecimento vocal, podem gerar problemas para um cantor", explica.

Saúde vocal

O fonoaudiólogo Vinícius Araújo aponta que, seja um cantor com alta ou pouca demanda vocal, os cuidados devem ser os mesmos: "Desde a hidratação, alimentação, que também pode afetar a voz... O artista deve aquecer e também realizar o desaquecimento em todo show."

Outro ponto de destaque na avaliação do fonoaudiólogo é o acompanhamento de uma equipe de saúde multidisciplinar. "É necessário ser acompanhado por um médico otorrinolaringologista ou fonoaudiólogo especialista em voz. São os dois profissionais que irão contribuir para uma saúde vocal saudável de cada cantor." 

Os problemas mais recorrentes são fendas vocais advindas do mau uso da voz, disfonia, nódulos e cistos em região de prega vocal, além de laringites das mais diversas naturezas, o que ocasiona sérios prejuízos à voz.

Álcool é um grande vilão, aponta fonoaudiólogo

Não é difícil abrir o Instagram e encontrar diferentes nomes da música bebendo álcool durante apresentações dos mais diferentes gêneros musicais. 

Vinícius Araújo ressalta que o álcool é um dos principais vilões para calar uma voz. Segundo o profissional, a substância ocasiona uma espécie de adormecimento, fazendo com que o artista perca a percepção da voz. 

"O álcool irrita a mucosa do trato vocal e, no dia seguinte, o artista acorda, na maioria das vezes, disfônico por também forçar a voz e, em alguns casos afônico, sem voz", explica o fonoaudiólogo.

O profissional lembra ainda que não só o álcool traz prejuízos vocais, mas, no geral, a falta de um acompanhamento especializado. "É muito importante o cantor ter seu próprio fonoaudiólogo e que o acompanhe nas turnês. Isso ajudará muito a saúde não só vocal do artista, mas a saúde integral."