"Greice", coprodução Brasil-Portugal dirigida pelo cearense Leonardo Mouramateus, venceu três prêmios na edição deste ano do Olhar de Cinema - Festival Internacional de Curitiba. O longa tem estreia prevista nos cinemas brasileiros para 18 de julho.
A produção foi escolhida pelo júri oficial como o Melhor Filme da mostra competitiva brasileira, além de ter ganhado nas categorias de Melhor Roteiro, para Mouramateus, e Melhor Atuação, para Amandyra.
Veja também
A comédia acompanha as desventuras da personagem-título — interpretada por Amandyra —, uma jovem brasileira de 22 anos que estuda em Lisboa e, após um incidente, precisa retornar para Fortaleza para tentar resolver o problema. O elenco é formado ainda por nomes como Dipas, Bruna Pessoa e Mauro Soares.
Em entrevista à coluna no início de junho, Amandyra — filha de pais cearenses, nascida em Guarulhos e radicada no Ceará desde 2019 — ressaltou que a trama do longa reflete o "trânsito" vivido por ela e pelo diretor, radicado em Portugal.
“A gente conversava muito sobre o trânsito do próprio Leonardo entre Fortaleza e outras cidades, essa inquietude do espírito, e meu trânsito entre Fortaleza e São Paulo. Muitas conexões foram feitas para a gente conseguir tecer a personagem”, refletiu.
O longa estreou em janeiro no 53º Festival de Roterdã, na Holanda, e no fim de maio foi exibido no IndieLisboa. A participação no Olhar de Cinema marcou a primeira exibição brasileira do longa.
Leonardo Mouramateus é diretor dos longas "António Um Dois Três" (2017) e "A Vida São Dois Dias" (2022), além de curtas como "Charizard" (2012), "Mauro em Caiena" (2012) e "Vando Vulgo Vedita" (2017). Obras do cineasta estão disponíveis de forma gratuita ou para locação no site da Embaúba Play.
Além das premiações para "Greice", o festival de Curitiba teve outras participações do cinema cearense de destaque. O longa "A Mensageira", que recebeu o troféu de Melhor Som, conta com profissionais do Estado na equipe premiada. Já o filme de encerramento, "Salão de Baile", exibido fora de competição, tem direção de Juru, cearense, e Vitã.
Veja também
Na edição de 2023 do Olhar de Cinema, outro longa cearense havia sido premiado. "Quando eu me encontrar", dirigido e escrito por Amanda Pontes e Michelline Helena, venceu como Melhor Roteiro, pelo júri oficial, e Melhor Longa, pelo prêmio da crítica. A produção tem previsão de estreia nos cinemas em 19 de setembro.
Greice, Leonardo Mouramateus
Tijolo por tijolo, Victoria Alvares, Quentin Delaroche
Greice, Leonardo Mouramateus
Greice, Amandyra
Praia Formosa, Ana Paula Cardoso
Praia Formosa, Flávio Rebouças
A mensageira, Lucas Coelho, Ana Penna, Vinicius Barreto, David Terra
Tijolo por tijolo, Quentin Delaroche
Caravana da Coragem, Pedro B. Garcia
Povo do coração da terra, Coletivo Guahu’i Guyra
Pepe, Nelson de los Santos Arias
As noites ainda cheiram a pólvora, Inadelso Cossa
Minha Pátria, Tabarak Abbas
Idade da Pedra, Renan Rovida
Caminhos Cruzados, Levan Akin
Viventes, Fabrício Basílio
Tijolo por Tijolo, Victoria Alvares, Quentin Delaroche
Cavaram uma cova no meu coração, Ulisses Arthur
Quarto Vazio, Julia Vidal
Baobab, Bea Gerolin