Termo de compromisso para vacina abre guerra virtual entre professores e promotores

Comissão Bipartite manteve a obrigatoriedade de assinatura de termo de retomada das aulas, gerando mais críticas

Legenda: Nesta quarta, o sindicato visitou um local de vacinação na Capital orientando que os professores não assinassem o termo
Foto: Thiago Gadelha

A manutenção da obrigatoriedade do termo de compromisso que condiciona a vacinação de profissionais da educação à volta às aulas presenciais abriu uma batalha virtual entre professores e promotores no Ceará.  

Na segunda-feira (1º), a Comissão Intergestores Bipartite do Ceará (CIB), manteve a obrigatoriedade do documento que gerou polêmica e críticas de professores e sindicatos da Categoria.

Esta coluna apurou que, nos bastidores, a representação dos profissionais da educação considera que a manutenção da medida foi possível por conta do posicionamento dos membros do MP que, embora não tenham votos, participam da CIB como ouvintes. 

Veja também

Representantes do Ministério Público Estadual, Federal e do Trabalho se posicionaram favoráveis a medida. O entendimento do Ministério Público é que a vacinação dos profissionais esteja atrelada à volta às aulas presenciais, evidentemente, com as condições sanitárias. A contrapartida dos profissionais à sociedade é o retorno de uma atividade essencial à população.  

Os professores reclamam da elaboração do texto e chegam a falar em “chantagem”. Ainda na terça-feira, o Sindicato dos Servidores Públicos lotados nas Secretarias da Educação e da Cultura do Ceará (Apeoc) se posicionou contra a medida. 

Nesta quarta, o sindicato visitou um local de vacinação na Capital orientando que os professores não assinassem o termo aprovado pela CIB. Segundo informou, cerca de 50 profissionais foram vacinados sem que tenham entregue o termo de compromisso. 

Ação nas redes 

Nas redes sociais, professores e representantes, em crítica ao Ministério Público, fizeram circular um ofício do Fórum Cearense das Carreiras Típicas de Estado (Focate-CE) que solicita ao secretário de Saúde do Estado, Dr. Cabeto, esforços para a inclusão, na lista de prioridades da vacina, de juízes, promotores e defensores públicos cujas atuações estejam ligadas a atividades que demandam presença física nas unidades. 

O ofício, no entanto, se restringe aos profissionais que estão na linha de frente de tribunais do Juri, inspeção de presídios e centros socioeducativos, e não a todas as categorias. 

Ainda nesta quarta, a Associação Cearense do Ministério Público, que congrega os membros da instituição, soltou nota em que justifica a assinatura do ofício e explica que se trata apenas dos casos específicos e não de todos os promotores. 

Enfermeira aplicando vacina em homem
Legenda: O secretário de Saúde do Estado avalia que o Ceará está garantindo vacinação como prioridade a 100% dos profissionais de Educação
Foto: Camila Lima

Estado 

O secretário de Saúde do Estado avalia que o Ceará está garantindo vacinação como prioridade a 100% dos profissionais de Educação, um total aproximado de 120 mil pessoas.

“Só vamos começar a vacinar por idade quando encerrarmos a vacinação dos profissionais de educação. Isso mostra a prioridade que estamos dando”. 
Dr. Cabeto
Secretário da Saúde do Ceará

Dr. Cabeto reforça ainda que “é preciso dar uma satisfação à sociedade de porque essas pessoas estão passando a frente na vacinação. Esse é o nosso entendimento, dos secretários municipais e do Ministério Público”, em relação à assinatura do termo. A volta, diz ele, está submetida a todos os protocolos e condições sanitárias favoráveis. 

O Estado já havia feito algo semelhante com os profissionais de saúde. Para a vacinação, era preciso confirmar que estava na “linha de frente” do combate à Covid-19. 

Veja também



Assuntos Relacionados