Presente nas peças publicitarias de praticamente todos os candidatos a prefeito do PT no Ceará, em mais de 90 municípios, o presidente Lula chegou a ser cogitado a vir ao Ceará nesta reta final de campanha eleitoral, mas esta possibilidade está cada vez mais difícil, admitem aliados dele. A agenda internacional do Palácio do Planalto é que está dificultando o engajamento do presidente.
Lula foi citado na pesquisa Quaest na corrida pela Prefeitura de Fortaleza, como um dos principais influenciadores de voto na Capital, ao lado do ministro da Educação, Camilo Santana.
O presidente da República esteve no Ceará no início de agosto para cumprir agendas administrativas e aproveitou a oportunidade para participar da convenção que confirmou o nome de Evandro Leitão à prefeito de Fortaleza pelo PT. A expectativa era que o presidente pudesse vir novamente nesta reta final.
Não só em Fortaleza, mas também em Juazeiro do Norte, onde o PT está envolvido em uma dura disputa com adversários, havia a vontade de receber o presidente na reta final, mas até o momento, nenhum sinal de confirmação.
Recentemente, o ministro Camilo Santana havia afirmado, em entrevista a esta Coluna, sobre a possibilidade de vinda de Lula. Entretanto, os compromissos internacionais de Lula, nos Estados Unidos e no México, devem dificultar a agenda política.
Em resposta a esta Coluna, a assessoria do Palácio do Planalto respondeu o seguinte sobre a possível visita de Lula ao Estado: “ainda sem nenhuma data prevista”.
Este conteúdo é útil para você?