Lúcio Alcântara é nome defendido por lideranças do União Brasil para presidir a federação com o PP

Ex-governador é apontado como um nome com bom trânsito entre as duas legendas que devem sair juntas em 2026

Escrito por
Inácio Aguiar inacio.aguiar@svm.com.br
Legenda: Ex-governador e ex-senador tem participado de forma mais discreta das movimentações políticas nos últimos anos
Foto: Kid Júnior

Nos bastidores do União Brasil no Ceará, uma discussão estratégica vem ganhando corpo: quem será o nome à frente da federação partidária com os Progressistas no Estado. Embora o cargo tenha caráter mais representativo, o tema provoca movimentações e interesse entre lideranças federais da sigla. E o nome de Lúcio Alcântara está ganhando força para a função. 

Com quatro deputados federais — Danilo Forte, Moses Rodrigues, Fernanda Pessoa e Dayany Bittencourt (esposa do presidente estadual, Capitão Wagner) —, o União Brasil detém a maioria da futura federação. Já o Progressistas tem apenas um representante na bancada federal cearense, o deputado AJ Albuquerque. 

Mesmo com o peso simbólico do posto, a disputa expõe um jogo de forças internas. Os parlamentares da União avaliam que a escolha pode influenciar os espaços políticos e a dinâmica interna da aliança, sobretudo no período eleitoral. 

Veja também

O ex-governador Lúcio Alcântara, que tem trânsito entre os dois partidos e é visto como alternativa de equilíbrio, está cada vez mais citado nos bastidores. A defesa do nome de Lúcio vem sendo vocalizada por figuras como o deputado federal Danilo Forte e o estadual Felipe Mota, que articulam para dar ao processo um desfecho consensual. 

O impasse, por agora, é discreto, mas tende a se intensificar com o avanço do calendário político.