Evandro e Elmano assinam ordem de serviço para reforma da Praça do Ferreira
Obras devem ser concluídas em novembro, a tempo do Natal de Luz

Um dos espaços mais simbólicos de Fortaleza, a Praça do Ferreira, no coração do Centro, entrará em reforma na próxima semana. A ordem de serviço será assinada pelo prefeito Evandro Leitão (PT), pelo governador Elmano de Freitas (PT) e pelo presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), Assis Cavalcante, na próxima terça-feira (8).
A requalificação seguirá o projeto elaborado pela própria CDL e gera a expectativa de um plano estruturado de requalificação urbana do Centro da Capital cearense. A previsão é de que as obras sejam concluídas até novembro deste ano, a tempo do tradicional evento Natal de Luz, promovido pela CDL na praça.
Um espaço histórico em estado crítico
A Praça do Ferreira, marco histórico e cultural de Fortaleza, há anos enfrenta um processo de deterioração, como denunciou recentemente esta Coluna. O espaço hoje sofre com a sujeira, bancos danificados, a fonte central desativada e um cenário de desordem urbana acentuado pela ocupação crescente de pessoas em situação de rua. O ambiente, antes ponto de encontro de gerações, se transformou em um retrato do descaso com o Centro da capital ao longo de várias gestões.
Veja também
A praça carrega consigo parte da alma da cidade. Surgida em 1829, foi batizada com o nome do tenente-coronel Antônio Ferreira em 1871 e se consolidou como ponto de efervescência cultural, palco de manifestações políticas, reuniões de intelectuais e centro de convivência popular. Sua última grande reforma data de 1991, na gestão de Juraci Magalhães, há mais de 30 anos.
Contexto político e urbanístico
A decisão de iniciar a reforma ocorre no momento em que a cidade discute o novo Plano Diretor e se prepara para as comemorações de seus 300 anos, em 2026.
O projeto liderado pela CDL prevê revitalização do piso, iluminação, paisagismo e áreas de convivência, com o cuidado de preservar os traços históricos da praça e torná-la novamente atraente para moradores, turistas e comerciantes. A obra será tocada pela Prefeitura.