Direção nacional da federação PSDB/Cidadania determina apoio ao PDT após tumulto em convenção

Os dois partidos vivem momento de divergência entre seus membros, o que demandou intervenção nacional

Legenda: Convenção da federação entre PSDB e Cidadania foi marcada por confusão
Foto: Kid Júnior

O presidente nacional da federação formada por PSDB e Cidadania, Bruno Araújo, emitiu uma resolução em que determina que os partidos adotem providências para confirmar a coligação com o candidato Roberto Cláudio (PDT) na disputa pelo governo do Estado em outubro. A decisão da nacional ocorre após divulgação de uma votação pelos membros estaduais da federação, por meio da qual foi decidida uma “neutralidade na disputa”. 

A nota destaca uma avaliação do cenário local e a confirmação da decisão anunciada pelo senador Tasso Jereissati, nas redes sociais, no início da semana, em que anunciou o apoio ao PDT.  

A decisão contraria o presidente estadual da Legenda, Chiquinho Feitosa, que conduziu a aprovação da neutralidade na convenção.

Feitosa, por sinal, chegou ao partido a convite do senador Tasso Jereissati. O compromisso entre as partes, divulgado na data, era de preparar o partido para as eleições de outubro. A relação, entretanto, parece ter chegado ao fim nesta quinta-feira (4). 

A convenção foi marcada por troca de insultos, acusações de “golpe” e gritaria entre os participantes. Uma parte ficou inconformada com a decisão.  

Desde o início da semana, fontes do partido diziam a esta coluna ser estranho o fato de Chiquinho Feitosa não ter se manifestado após o anúncio feito pelo senador Tasso de apoio ao PDT.  

Feitosa negociava com Camilo Santana a suplência de senador na chapa do PT. Internamente, um grupo de pré-candidatos a deputado estadual e federal desejavam se aliar aos petistas, enquanto um grupo mais tradicional optava pela candidatura de Roberto Cláudio. 

Após gritaria, trocas de insultos e ofensas, a convenção, que deveria ser um momento festivo para a legenda, acabou em confusão. E o comando nacional teve de intervir.