O deputado federal cearense André Figueiredo (PDT) assumiu, nesta terça-feira (20), a liderança do bloco com maior número de parlamentares na Câmara dos Deputados. São 174 parlamentares de 10 partidos. Ele substitui o líder Felipe Carreras (PSB/PE).
Os cargos de liderança no Congresso Nacional dão mais destaque, poder de decisão e visibilidade aos parlamentares, tendo em vista que as definições dos principais projetos e assuntos em discussão são feitas pelas lideranças.
O bloco é formado por PDT, PSB, PP, Solidariedade, União Brasil, Federação PSDB-Cidadania, Avante, Solidariedade e Patriota.
André também é o líder da bancada do PDT na Câmara e presidente estadual e nacional do partido, por conta da licença de Carlos Lupi, atual ministro da Previdência no governo Lula.
"O que nos une é a defesa da democracia, de um parlamento forte. Ao lado dos 174 parlamentares, trabalharemos, com muita honra, responsabilidade e respeito às multiplicidades de ideias, com o objetivo de construir um Brasil mais justo trilhando a rota do desenvolvimento econômico e social", disse o parlamentar em nota à imprensa.
Embate interno
O cargo de destaque em Brasília também fortalece o parlamentar diante do embate de bastidores que ocorre neste momento em que o senador Cid Gomes pleiteia a presidência local do PDT.
Aliados do senador, entre eles o presidente da Assembleia, Evandro Leitão, e a deputada estadual Lia Gomes, irmã de Cid e Ciro, também defende a mudança no diretório estadual.
No fim desta semana, o Partido reunirá lideranças de todo o Nordeste para o primeiro encontro regional do Partido, em Fortaleza. Com as divergências cada vez mais fortes, o ato poderá ampliar o racha na legenda.
Este conteúdo é útil para você?