Camilo Santana e Roberto Cláudio iniciam estratégia para mostrar que são adversários nesta campanha

Ex-prefeito tem feito críticas a políticas públicas implementadas pelo Estado; o ex-governador já entrou em campo para rebater

Legenda: Aliados por seis anos quando gestores, os dois líderes agora estão em lados opostos e serão protagonistas de novos embates

Na última terça-feira (9), o ex-governador Camilo Santana (PT) fez uma postagem em suas redes sociais rebatendo críticas do candidato do PDT ao governo Roberto Cláudio. Os dois eram aliados até junho passado, quando os partidos resolveram ir para o embate nas urnas. Nos bastidores, o clima esquentou há meses, mas agora, na campanha eleitoral, os dois lados já iniciaram uma ofensiva para mostrar ao eleitor que estão mesmo em lados opostos.

Aliados desde 2006 com a eleição de Cid Gomes ao governo do Estado, PDT e PT deram sequência à aliança com a indicação de Santana ao governo em 2014 e 1018. Neste ano, o embate interno entre Roberto Cláudio e Izolda Cela levou a coalizão governista a se desfazer

Camilo e Roberto Cláudio conviveram por seis anos como gestores das duas maiores máquinas administrativas do Estado: o governo do Estado e a Prefeitura de Fortaleza, respectivamente.

Veja também

A parceria entre as gestões era sempre destacada por ambos como gestores e bastante usada como peça da campanha de José Sarto (PDT) à Prefeitura de Fortaleza, mesmo o PT de Camilo tendo candidata própria naquele pleito.

O êxito das inserções publicitárias e discursivas levou Sarto à Prefeitura e consolidou a parceria entre Roberto E Camilo. Agora, após o rompimento, os dois estão marcando posição no debate público no sentido de mostrar que estão em lados opostos. 

Estratégias

Como candidato do PDT ao governo, e após a desfiliação de Izolda Cela do Partido, Roberto Cláudio tem usado um tom crítico às ações da atual gestão do Estado na área de Segurança, Saúde e combate à pobreza.

O pedetista tem demarcado sua posição ainda com bastante cuidado nas avaliações, até porque ele e os demais personagens estavam juntos até recentemente, mas já são críticas perceptíveis.

Já Camilo Santana, mesmo não sendo candidato ao governo, usou as redes sociais para rebater o ex-prefeito. A declaração dele veio para riscar uma linha no chão e reforçar que ambos agora estão em campos opostos. Tanto que na mesma postagem, o ex-governador enaltece o seu candidato, Elmano de Freitas.

Os posicionamentos de Camilo e Roberto Cláudio antes mesmo do início da campanha formal sinalizam que ambos estão querendo mostrar mesmo ao eleitor que estão em campos opostos. Os dois lados apostam que ainda há um desconhecimento de boa parte do eleitorado sobre o rompimento.

E a proximidade entre os dois, principalmente no combate à pandemia, pode levar a um entendimento equivocado de que ainda são aliados.

Por isso, antes mesmo da entrada em campo dos demais agentes de lado a lado, é provável que o embate entre os dois líderes esteja apenas começando.