Após 2º lugar em Fortaleza, André Fernandes volta ao mandato de deputado com status de liderança na oposição
Deputado do PL foi derrotado por Evandro Leitão (PT), na disputa mais acirrada do País no segundo turno de 2024
Após um período sabático pós-eleição, o deputado federal André Fernandes (PL) retoma, nesta sexta-feira (10), o mandato na Câmara dos Deputados, levando, na bagagem, o desempenho eleitoral expressivo que obteve na disputa pela Prefeitura de Fortaleza em 2024. Fernandes surpreendeu ao liderar o primeiro turno, mas acabou derrotado no segundo, em uma disputa acirrada contra Evandro Leitão (PT).
O resultado, no entanto, o projetou como uma das principais vozes da oposição ao prefeito eleito e ampliou sua relevância no cenário político cearense. Em sua primeira disputa em cargos majoritários, ele perdeu por apenas 10,8 mil votos, o que o credencia a ser um nome estratégico nas articulações da oposição para as eleições de 2026, quando estará em jogo o governo do Estado, atualmente sob o comando de Elmano de Freitas (PT).
Veja também
A volta de Fernandes ao Parlamento gera expectativa sobre a postura que adotará. Além do resultado das urnas é preciso atuar estrategicamente para manter o capital político de liderança estadual. A oposição a Elmano tem nomes experientes como Roberto Cláudio e Capitão Wagner. Os dois estiveram juntos com André no segundo turno em Fortaleza.
Volta à suplência
Com o retorno de André, Mayra Pinheiro, que está no exercício do mandato, volta à suplência. A bancada do PL no Ceará tem ainda outro suplente em Exercício: Tadeu Oliveira está substituindo Júnior Mano, que está de licença, mas já trocou o partido pelo PSB.