Nos próximos dias, o prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT), vai mandar à Câmara Municipal um pacote de mensagens que estabelecem regras para um tipo de programa municipal de microcrédito.
Será o valor a ser investido no programa que vai passar pelo crivo dos vereadores
O foco desta ação do Município será nos empreendedores individuais, um grande universo de pessoas potencializado pelas perdas de empregos formais ocorridas por conta da pandemia de Covid-19.
A expectativa é de atender cerca de 17 mil trabalhadores do segmento principalmente em bairros da periferia da Capital, mas também de corredores conhecidos do varejo.
Os recursos serão para abertura de novos negócios e também para ampliação de atividades que já estão ocorrendo. Todos os beneficiados passarão por um processo de capacitação, além de receberem o crédito.
Recuperação Econômica
A estratégia de Sarto é parte de um conjunto de ações de auxílio a empresas que a gestão chama de “Plano de Recuperação Econômica”.
A medida propõe ações de estímulo à economia local, com foco nos bairros da periferia.
Um dos polos beneficiados pelo programa de microcrédito é o de economia criativa, que engloba gastronomia, arte e a moda.
O programa, entretanto, precisa da aprovação dos vereadores antes de entrar em vigor.