A crítica de Tasso Jereissati ao tarifaço de Trump ao Brasil na frente de bolsonaristas

Ex-senador e empresário, o tucano tem a dimensão dos impactos econômicos e fez leitura precisa sobre benefício a Lula

Escrito por
Inácio Aguiar inacio.aguiar@svm.com.br
Legenda: Na última terça-feira (15), o senador reuniu opositores em seu gabinete para fazer alinhamentos políticos de olho em 2026
Foto: Kid Júnior

Em reunião com deputados de oposição em seu escritório em Fortaleza, na última terça-feira (15), o ex-senador Tasso Jereissati não poupou críticas ao tarifaço imposto por Donald Trump ao Brasil. Diante de parlamentares bolsonaristas, ele foi direto: alertou para os impactos negativos da medida na economia nacional, com reflexos especialmente duros no Ceará. 

Ex-senador, ex-governador de estado e empresário, Tasso tem a dimensão dos prejuízos que as decisões políticas podem causar. Na crítica, segundo fontes desta Coluna, ele ainda criticou a atuação do deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro, filho do ex-presidente Jair Bolsonaro. 

Veja também

O tucano analisou também que o movimento de Trump, aliado simbólico do bolsonarismo, acabaria por beneficiar o presidente Lula, que vinha enfrentando desgaste de popularidade. Os bolsonaristas Carmelo Neto, presidente estadual do PL, e Alcides Fernandes ouviram sem contestar. 

Coincidência ou não, no dia seguinte à reunião, o instituto Quaest divulgou um levantamento nacional apontando recuperação da popularidade de Lula.