O Aeroporto de Fortaleza recuperou apenas 53% do tráfego aéreo internacional em 2023, na comparação com 2019. No ano passado, o terminal movimentou 291,1 mil viajantes internacionais, refletindo um crescimento de 24% em relação a 2022.
Veja também
Apesar da alta, o Aeroporto de Fortaleza perdeu duas posições no ranking dos aeroportos do Nordeste, ficando apenas na terceira colocação.
Em 2019, ano antes da pandemia de Covid-19, o terminal movimentou 553,2 mil passageiros de voos internacionais.
Naquele ano, o aeroporto da Capital cearense era o terminal que mais movimentava passageiros internacionais, bem como em 2022.
Em 2023, o Pinto Martins foi superado pelos Aeroportos de Recife (1º lugar) e de Salvador (2º lugar).
Os números consideram embarques e desembarques nos aeroportos e passageiros transportados pagantes e não-pagantes, segundo dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
Em 2024, há perspectiva de o Aeroporto de Fortaleza deve continuar crescendo em assentos para fora do Brasil, conforme indicamos.
Apesar disso, a cidade de Fortaleza foi a que menos cresceu em todo o Nordeste.
Ainda que o Nordeste só tenha recuperado 61% dos passageiros internacionais entre 2019 e 2023, o ano passado foi de bom crescimento de viajantes em relação a 2022: 56% mais passageiros internacionais passaram pela região.
A redução de restrições ligadas à pandemia de Covid-19 abriu fronteiras e permitiu mais voos internacionais de forma generalizada.
Fortaleza termina 2023 na 10ª colocação em passageiros internacionais. Em 2019, era a 5ª maior cidade em movimentação de/para fora do Brasil, atrás de Guarulhos, Galeão, Campinas e Brasília.
Contribua deixando sua pergunta ou sugerindo um tema de sua preferência, comentando ou enviando mensagem para o meu Instagram: @igorpires.aviacao
*Este texto reflete, exclusivamente, a opinião do autor.