Latam amplia hub de Fortaleza e terá cerca de 230 voos a mais por mês em 2026

Escrito por
Igor Pires igor.aer.ita@gmail.com
Legenda: Latam opera atualmente modelos A321Ceo e o A321Neo. Em Fortaleza, companhia possui um hub doméstico
Foto: Renato Bezerra

Mais operações, voos fora do horário de pico e o retorno de um destino regular: a Latam, enfim, dará um passo definitivo rumo à implementação de um hub em Fortaleza a partir do 2º semestre de 2026, período em que grandes aquisições se processarão na companhia, como a chegada de muitas aeronaves novas e a renovação da atual frota.

O crescimento médio das movimentações em Fortaleza, segundo dados da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) a partir do mês de agosto, mostra aumentos de 7%, 14% e 17% nas operações em agosto, setembro e outubro, respectivamente, em comparação com os mesmos meses de 2025.

Veja também

A quantidade média de decolagens diárias será de 31,5 em agosto e setembro e de 31,3 em outubro. Os dados estão disponíveis apenas até outubro. Enfim, a companhia superará sistematicamente a amarga marca de 30 decolagens por dia, números de altíssima estação na baixa. O que esperar, então, da alta estação 2026–2027?

A quantidade média de decolagens diárias nos mesmos meses de 2025 foi de 28,5, 27,5 e 26,7. Estamos falando de aproximadamente 8 a 10 voos a mais por dia entre chegadas e partidas.  

Como Fortaleza ganhará de 3 a 4,6 partidas diárias a mais em 2026 e cada partida corresponde a uma chegada, isso representa de 6 a 9 operações extras por dia. Multiplicando esse aumento pelo número de dias do mês, o acréscimo varia de 186 a 279 voos mensais, com média aproximada de 232,5 voos a mais por mês.

O número de 232,5 é a média estimada de agosto a outubro, considerando que em outubro só havia dados de 1 a 15/10, e o mês completo foi estimado multiplicando-se pelo total de dias (31) e dividindo pelo período disponível.

Serão da ordem de 1.300 a 1.600 assentos adicionais disponíveis diariamente pela companhia. Melhor: todos os voos já estão à venda no site da Latam.

Imagem de um infográfico.
Foto: Elaboração própria

Comparamos ilustrativamente a previsão de decolagens do dia 13 de outubro de 2026 (33) com a do dia 13 de outubro de 2025 (26), conforme o gráfico. Os movimentos da companhia ao longo do dia serão mais distribuídos, sobretudo com mais saídas entre 6h e meio-dia e entre 18h e 23h.

A Latam fará mais voos por dia para os mesmos destinos, e é muito importante destacar que os destinos do Norte e Nordeste serão contemplados: haverá, regularmente, mais um voo diário para Recife (2 diários), Salvador (2 diários) e Belém (2 diários). Haverá ainda mais um voo diário para o Rio–Galeão — serão 4 voos diários. Que maravilha!

Os voos para São Luís e Teresina continuarão alternando dias com duas frequências diárias e dias com horários mais convenientes, à tarde e à noite. Que coisa boa! Tudo muito bem pensado.

Haverá, portanto, minibancos de conexões pela manhã e à noite, algo que lembra o que fez a Gol na época do projeto de hub em Fortaleza em 2018 e 2019: Belém, São Luís e Teresina acessam o Nordeste de dia e retornam à noite.

Do mesmo modo, os destinos do Nordeste (Fortaleza, Recife e Salvador) acessam o Norte durante a noite e voltam pela manhã. Além disso, os voos serão em horários muito mais convenientes, esqueça os voos às 2h–3h da manhã. Muito mais conforto ao passageiro.

Imagem de info.
Foto: Elaboração própria

Os voos originais do banco de conexões entre 13h e 15h não se alteram. Eles ganharão, contudo, a presença diária dos voos para Juazeiro do Norte e Confins (Belo Horizonte). O número de voos nesse horário de pico aumenta em quase duas partidas diárias em média.

Sim, os voos para Belo Horizonte serão regulares e diários novamente pela Latam, o 17º destino a partir de Fortaleza. Fácil imaginar Fortaleza com mais de 20 destinos diretos operados pela companhia.

Por ora, Santiago, Miami e Lisboa seguem com a mesma quantidade de voos. Segundo o secretário de Turismo Eduardo Bismarck, a rampa de crescimento da Latam em Fortaleza começa em 2026 e atinge um novo ápice em 2028.

O crescimento ora apresentado diz respeito apenas às principais bases do Norte e Nordeste, com voos operados por aeronaves da família A320.

Quando chegarem os jatos Embraer recém-anunciados e, posteriormente, o A321 XLR, sabemos agora, mais que nunca, que Fortaleza crescerá ainda mais domesticamente e se tornará um mini-hub internacional da companhia.

Ou seja: há muito mais por vir! Viva! A Latam diz “sim” ao hub Fortaleza, 10 anos depois do Hub Tam 2015. Pedimos comentários à companhia, mas, até a publicação deste texto, não recebemos retorno. O espaço segue aberto.

*Esse texto reflete, exclusivamente, a opinião do autor. 

Assuntos Relacionados