KLM não voará mais para Fortaleza em 2023, e futuro da companhia no Ceará é incerto

Legenda: KLM voava entre Fortaleza e Amsterdã, hub da companhia
Foto: Shutterstock

A companhia aérea holandesa KLM não voará mais a Fortaleza em 2023. A informação é da secretária do Turismo, Irwana Albuquerque. Segundo ela, a empresa alega falta de aeronaves, sinalizando que retomará as negociações em 2024. 

Veja também

“Eles alegam falta de aeronaves, qualquer possível retomada seria para 2024, estamos na briga”, disse a titular do Turismo, durante visita do presidente da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), Marcelo Freixo, ao Centro de Eventos do Ceará, nessa sexta-feira (18), em Fortaleza. 

A KLM interrompeu as operações em Fortaleza em 2020 devido à pandemia de Covid-19. O não retorno dos voos da holandesa para Amsterdã segue incerta em meio à retomada lenta de voos internacionais em Fortaleza. 

Em última nota enviada à coluna, a empresa afirmou que “com relação ao retorno das operações da KLM para a capital cearense, ainda não temos novidades”. Atualmente, Fortaleza conta com voos da Air France para Paris. 

Visita de Freixo

Marcelo Freixo visita por alguns dias o Ceará, conhecendo polos turísticos do Estado, como Jericoacoara e Ubajara. O motivo da viagem é verificar que o Ceará não é apenas turismo de sol e mar. 

Além disso, a visita do presidente da Embratur tem como foco a internacionalização do Estado, visando atrair mais turistas estrangeiros para o Ceará. 

A Embratur é um serviço social autônomo que procura o planejamento, a formulação e a implementação das ações de promoção comercial de produtos, serviços e destinos turísticos brasileiros no exterior. A Embratur busca também captar novos voos internacionais para o Brasil.

“Vi o interior do Ceará e posso dizer que vocês estão um passo a frente no sentido de que conseguem ter um grande atrativo associado à junção de esporte e turismo”, mencionou Freixo referindo-se a grande atratividade que o Ceará tem em esportes, como kite e windsurf.

O presidente estava acompanhado de Yrwana Albuquerque e conheceu o Centro de Eventos do Ceará, que está completando 11 anos desde a inauguração.

“Esse Centro de Eventos de vocês também é um dos maiores em que já estive, e é referência para o Brasil, é incrível. Tenho certeza de que ele atrai feiras, eventos. Tudo isso faz com que os visitantes passem mais tempo por aqui, estejam mais felizes”, compartilhou Freixo.

Americanos no Ceará

Sobre a necessidade de aumentar o número de norte-americanos no Nordeste, Freixo disse que há bastante investimento para atrair esse público. 

“Nós investimos bastante na Embratur em ter o dado correto, queremos ter ciência de todos esses números. Ao mesmo tempo que você me informa que os americanos vêm pouco ao Nordeste, eles são o 2º país que mais visitam o Brasil, apenas atrás dos argentinos”, explicou.

Freixo também concorda é que preciso esforço junto ao Consórcio Nordeste para divulgação da região. “Muito se fala no Caribe, mas eles não são um lugar só, são um conjunto de países que se apresentam assim, então o Consórcio Nordeste pode fortalecer todos os atrativos da região, promover o Nordeste como produto”.

Em 2022, a maioria dos estrangeiros que visitaram o Ceará foram franceses e portugueses. 

Contribua deixando sua pergunta ou sugerindo um tema de sua preferência, comentando ou enviando mensagem para o meu Instagram: @igorpires.aviacao

*Este texto reflete, exclusivamente, a opinião do autor.

 



Assuntos Relacionados