O Governo do Ceará e a Gol Linhas Aéreas anunciam nesta segunda-feira (26) novos voos internacionais para Bogotá e Buenos Aires (segunda frequência semanal) com partidas de Fortaleza. A informação já havia sido noticiada com exclusividade pela coluna no dia 12 de junho e confirmada por fontes do setor aéreo.
Além dos voos internacionais, serão lançados ainda três voos semanais entre Juazeiro do Norte e Brasília.
Ainda não há data para início das novas operações, mas há indicativos de que os voos devem começar em outubro deste ano.
O lançamento ocorrerá na tarde desta segunda-feira no Palácio da Abolição, em Fortaleza, em cerimônia com a presença do governador do Ceará, Elmano de Freitas, da secretária do Turismo, Yrwana Albuquerque, e do assessor da Presidência da Gol Linhas Aéreas, Alberto Fajermann.
Os novos voos serão:
- Duas frequências semanais para Bogotá (Colômbia);
- Duas frequências semanais para Buenos Aires (adicional ao voo que retomou no sábado, dia 24 de junho);
- Três frequências semanais entre Juazeiro do Norte e Brasília (almejada ligação para o Cariri).
Redução de ICMS
Em contrapartida, o Estado reduzirá a alíquota de ICMS do combustível de aviação de 12% para 6%, o que pode realavancar a movimentação doméstica da Gol em Fortaleza.
Há informações do setor de que o voo semanal Fortaleza - Miami continua na malha, o que reprojeta Fortaleza como cidade com relevância de malha internacional da Gol. A companhia atingirá 5 frequências semanais para três destinos internacionais.
Como mencionamos várias vezes nas últimas semanas, o retorno da malha internacional é importante para o momento de atenção pelo qual passamos na aviação comercial do Ceará.
Nesse ponto, há de se ressaltar a atuação do Governo do Estado, que conforme relatado no início do mês, não mediu esforços para voltar à mesa de negociação com a Gol.
Retomada de voos internacionais
Com as 05 frequências internacionais da Gol, incremento da operação da Latam internacional, eventual retorno da Cabo Verde Airlines, o Ceará atingirá até o fim deste ano, 19 frequências semanais internacionais, metade aproximada do que havia antes da pandemia.
É o recomeço!
Contribua deixando sua pergunta ou sugerindo um tema de sua preferência, comentando ou enviando mensagem para o meu Instagram: @igorpires.aviacao
*Este texto reflete, exclusivamente, a opinião do autor.
Este conteúdo é útil para você?