Aeroporto de Fortaleza tem o pior crescimento em movimentação de passageiros do Nordeste
O Aeroporto Internacional de Fortaleza registrou o pior resultado de movimentação de passageiros em 2024, na comparação com os terminais das capitais do Nordeste.
Fortaleza cresceu apenas 1,1% na comparação com 2023, movimentando no ano passado 5,65 milhões de passageiros, cerca de 68,6 mil viajantes a mais que o ano anterior.
Veja também
Na média, as capitais do Nordeste cresceram 6,8% em movimentação de passageiros nacionais e internacionais, 6 vezes mais que o Pinto Martins.
Os aeroportos de São Luís, Teresina, Natal e Salvador têm dados liberados apenas até novembro de 2024 e foram comparados com igual período de 2023.
Nossos vizinhos cresceram de forma vigorosa: Maceió, 14%, e João Pessoa, 12%. O super hub Recife registrou crescimento de 6,1%, e Aracaju, 9,4%.
A coluna procurou a Fraport para comentar o resultado de 2024. Quando a empresa se posicionar, a matéria será atualizada.
O que aconteceu com o Aeroporto de Fortaleza?
Houve algo errado no Aeroporto Pinto Martins e não é de hoje que dizemos isso. Talvez o pior já tenha ficado para trás, o terminal deve crescer mais entre janeiro de 2025 sobre janeiro de 2024, porém, há um sinal de alerta que precisa ser bem entendido.
>> Acesse nosso canal no Whatsapp e fique por dentro das principais notícias.
Isso acontece também porque todos os outros grandes e médios aeroportos estão buscando seus lugares ao sol no que se refere a mais voos, mais aeronaves circulando. E agora em um momento em que faltam aviões no mundo, somente aqueles que melhor souberem negociar conseguirão os voos adicionais.
E certamente, não vimos o Ceará no rol dos melhores negociantes nos últimos anos. O novo secretário do Turismo, Eduardo Bismarck, parece ter entendido a missão inadiável de buscar mais movimentação aérea para o Ceará e chega num momento que parece mais favorável. Ter sorte faz parte do jogo também.
Contribua deixando sua pergunta ou sugerindo um tema de sua preferência, comentando ou enviando mensagem para o meu Instagram: @igorpires.aviacao
*Este texto reflete, exclusivamente, a opinião do autor.