Aeroporto de Caruaru vira 'aposta' da aviação civil do Nordeste com mega-expansão e novos voos

Legenda: Azul inicia operações com ATR em Caruaru
Foto: Hugo R. Nascimento/Diário do Nordeste

O Aeroporto de Caruaru, em Pernambuco, é a nova aposta do setor de aviação civil no Nordeste, com investimentos de melhorias anunciados pelo Governo Federal e novas operações comerciais da Azul Linhas Aéreas. 

Na semana passada, o Ministério de Portos e Aeroportos anunciou que o terminal receberá em breve investimentos da ordem de R$ 140 milhões para melhorias na infraestrutura. Além disso, também foram anunciados novos voos na cidade. 

Os novos voos são da Azul Linhas Aéreas e iniciarão em junho em aeronaves ATR-72. As operações começam na época do tradicionalíssimo São João da cidade. A ligação será com a capital pernambucana, Recife.

Veja também

Trata-se do início de uma revolução para o município que, embora operasse voos comerciais com jatos nos anos 2000 com a empresa BRA, passou praticamente toda a década de 2010 sem nenhum voo comercial.

A partir de 2021, a cidade recebeu as operações da Azul Conecta, porém, com pequeno número de passageiros por mês. Com o ATR, a ligação de Recife a Caruaru terá cerca de 35 minutos. A ampliação em número de assentos será de 9 (Cessna Caravan) para 70 por voo.

A novidade foi anunciada durante evento na sexta-feira (1º) no Aeroporto de Recife, principal hub da Azul no Nordeste.

Caruaru passará a ter operação em outro patamar, em níveis parecidos ao que tem Mossoró com a própria Azul e a Voepass.

A Coluna apostou no aeroporto para 2024. 

O aeroporto ainda não possui, hoje, a capacidade para receber aeronaves da categoria 3C, que envolve os modelos ATR, Boeing 737 e Airbus A320, porém, deverá passar por adequações de curto prazo para receber voos com o ATR, nos mesmos moldes do que ocorre com o aeroporto de Mossoró (RN), que opera segundo autorização especial.

Mais que natural que Caruaru receba toda essa atenção, pois se trata do 3º maior município do interior nordestino, atrás de Feira de Santana (BA) e Campina Grande (PB). Chuto que será o início do fenômeno Caruaru, como foi 2023 para o município paraibano. Ter o apoio da Azul, companhia que realmente tem frota regional, é um diferencial.

Novos voos

Portanto, a partir de 10 de junho, clientes que desejarem aproveitar o mês para curtir uma das principais festas de São João do mundo não terão um, mas dois voos diários à disposição de Recife, para Caruaru, com partidas às 8h00 e às 16h05. Já o retorno de Caruaru para Recife pode ser feito, também diariamente, às 9h10 ou às 17h15. Os bilhetes estarão disponíveis para venda nos próximos dias.

Os horários dos voos são bastante alimentados por conexões domésticas em Recife, de forma que o voo possui imenso potencial: o município possui mais de 300 mil habitantes e seu São João é dos maiores do Brasil.

Os 280 assentos ofertados diariamente serão aumento exponencial na oferta do modal aéreo.

Obras no aeroporto

O aeroporto de Caruaru passará por uma mega-expansão, dados alguns vícios históricos. O investimento milionário do Governo Federal será destinado para melhorias imediatas na infraestrutura do aeroporto.

Entre as melhorias previstas está a construção de um novo terminal de passageiros, com extensão de 6.000m² e capacidade para atender 1,1 milhão de passageiros por ano, proporcionando maior comodidade e segurança aos viajantes.

Outra importantíssima intervenção que será realizada no aeródromo é a ampliação da pista de pouso e decolagem, passando de 1.800 para 2.250 metros, ampliação que dará ao aeroporto a capacidade de exportar cargas para todo o Brasil.

O Nordeste tem todo esse potencial e vai se mostrar ainda mais.

Jericoacoara, Campina Grande, Mossoró. Agora será a vez de Caruaru. 

A Azul já deu sinais de que, após o fim das obras, implementará voos entre Caruaru e São Paulo, assim que finalizadas as obras de ampliação e homologação para receber aeronaves 3C. Certamente será um sucesso!



Assuntos Relacionados