O interessante Fortaleza de Vojvoda: Tinga na zaga, Crispim como ala e 8 atletas atacando

Treinador implementou um curioso 3-4-3 / 3-5-2 com atletas em posições diferentes

Legenda: Lucas Crispim foi a primeira contratação do Fortaleza para 2021
Foto: Thiago Gadelha

Ainda é cedo para traçar um panorama do Fortaleza do técnico Juan Pablo Vojvoda. Mas o jogo desta quarta-feira, contra o Atlético/CE, mostrou uma equipe já com traços diferenciados e com uma postura tática ousada e intensa, que culminou em seis gols marcados e muita imposição no setor ofensivo.

Também não se sabe se essa formação, um 3-4-3 (3-5-2 em alguns momentos) com variações nas fases ofensivas e defensivas, será mantida, mas ela é curiosa.  O uso de três zagueiros voltou com tudo na Europa nos últimos anos, após sucesso no início dos anos 2000 (inclusive com a marcante Seleção Brasileira pentacampeã mundial), e que casa bem proteção defensiva e número elevado de atletas no setor de ataque. Mas que exige sincronismo nos movimentos.

Formação do Fortaleza com Tinga na zaga
Legenda: Formação do Fortaleza com Tinga na zaga
Foto: Reprodução

Liberdade para atacar

Porém, o que mais chamou atenção não foi a utilização do esquema de três zagueiros, mas as peças que foram a campo. Tinga encarou desafio de ser um zagueiro pela direita, mas não um zagueiro qualquer. Ele teve papel fundamental no início das jogadas tricolores. 

Fortaleza com oito jogadores no setor de ataque
Legenda: Fortaleza com oito jogadores no setor de ataque
Foto: Reprodução

Com liberdade, ele foi à frente e iniciou vários ataques, perfazendo um número de 8 atletas tricolores na fase ofensiva (Tinga, Ederson, M. Vargas, Lucas Crispim, Pikachu, Robson, David e Wellington Paulista).

Outro ponto curioso foi a utilização de Lucas Crispim como ala esquerdo. Também com liberdade, ele pisou na área, tanto que o primeiro gol nasceu justamente de uma jogada como essa. 

Como disse, ainda é cedo para empolgação. Mas uma coisa é certa. Vojvoda não é um treinador com ideias comuns. O entendimento, aliado aos resultados, vão dar o respaldo que o treinador precisa para fazer um Fortaleza muito fora da caixa.