Discussão sobre volta das torcidas nos estádios do Ceará já pode ser iniciada, diz Governo

Coordenador do plano de retomada, Flávio Ataliba, vê documento da CBF aprovado junto ao Ministério da Saúde como ponto de partida para o processo

Legenda: Ceará e Fortaleza se enfrentaram com presença de torcida em fevereiro de 2020
Foto: Foto: Thiago Gadelha

Após o sinal verde do Ministério da Saúde para o estudo apresentado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) sobre a liberação de público no estádios de futebol brasileiros, o Governo do Ceará está disponível para receber dos clubes e Federação Cearense de Futebol (FCF) a solicitação para volta do público nos jogos das equipes cearenses e iniciar o processo de discussão do tema.

O secretário executivo de Planejamento e Orçamento da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) e coordenador do Plano de Retomada das Atividades Econômicas do Ceará, Flávio Ataliba, confirmou que o documento da CBF permite uma primeira conversa objetiva sobre a liberação, apesar do comitê que engloba o poder estadual e municipal estar focado na pauta da Educação.

"Esse estudo, de alguma forma, dá o pontapé o inicial para enfrentar essa discussão no território brasileiro. Foi de alguma forma validado pelo Ministério da Saúde. Isso já ajuda a iniciar um processo de discussão.  Até então estamos muito focados na pauta da Educação, que foi autorizado, a partir de 1º de outubro, um conjunto de séries e algumas outras atividades que faltam serem reabertas. Esse debate da torcida dos estádios iria chegar no momento adequado. Como se tem agora esse estudo que orienta a CBF. A partir daí se inicia uma discussão mais objetiva sobre o tema".

Para que o processo de análise seja iniciado, o secretário entende que as partidas envolvidas, no caso clubes e Federação Cearense de Futebol (FCF), façam solicitação objetiva para retorno dos torcedores.

"Nós respondemos as solicitações. Importante que as partes interessadas , principalmente a Federação e os clubes possam provocar essa discussão de forma objetiva, com os protocolos que puderem já ser discutidos, em linhas gerais, e nós, do grupo de trabalho técnico, que assessoramos o comitê, estamos à inteira disposição para iniciar esse diálogo . A partir desse diálogo que temos conseguido um retorno responsável".

Capacidade reduzida

Ministério da Saúde aprovou estudo enviado pela CBF para o retorno de até 30% da capacidade do público nos estádios brasileiros na Série A, a partir de outubro. A informação fou publicada pelo jornal O Globo.

Cada Estado ou município deve adotar uma política sanitária e um protocolo de saúde exigidos pelo Ministério. O aval foi dado pelo ministro Eduardo Pazuello em ofício ao presidente Rogério Caboclo. 

A liberação deve ser feita de forma uniforme em território nacional. Dirigentes dos principais clubes cearenses já projetavam a volta dos torcedores às arquibancadas para outubro. Os 30% se referem somente à torcida do clube mandante.