Acredite, porque é vero e oficial! A barragem de Sobradinho, maior açude do Nordeste, verterá (sangrará, no linguajarcearense) na próxima sexta-feira, 1º de abril, quando alcançará sua capacidade total, que é de 32 bilhões de metros cúbicos de água.
Hoje, segundo nota divulgada ontem pela Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf), que a administra, a barragem de Sobradinho acumula o equivalente a 99,40% de seu volume total.
A última vez que Sobradinho verteu foi em 2009. Nesse ano, Sobradinho deixou vazar pelo seu vertedouro 4 mil metros cúbicos por segundo, que adoçaram o mar em sua foz, entre Sergipe e Alagoas.
De acordo com a nota da Chesf, quando verter, daqui a três dias, Sobradinho deixará vazar 3 mil metros cúbicos por segundo. Este é o lado bom desta notícia.
Há o lado ruim, que é este: a Agência Nacional de Águas (ANA) ainda não autorizou a ampliação a outorga de água para os canais Norte e Leste do Projeto São Francisco de Integração de Bacias, que hoje é limitado a apenas 26 metros cúbicos por segundo, divididos meio a meio pelos dois canais.
O Projeto São Francisco, pela Lei que o criou, pode captar, quando Sobradinho estiver vertendo, até 100 metros cúbicos por segundo. Ora, a ANA já deveria ter anunciado a ampliação dessa outorga, tendo em vista que, hoje, há mais afluência do que defluência na barragem de Sobradinho.
Eis uma questão que tem de ser encaminhado pela pressão política dos governadores e das bancadas federais de Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará.