Sobre o comentário que esta coluna fez hoje, a respeito da falta de poda de árvores nas avenidas, ruas e praças de Fortaleza, a Autarquia de Urbanismo e Paisagismo (Urbfor) da PMF, por meio de nota, informa e esclarece o que abaixo está escrito:
“A Autarquia de Urbanismo e Paisagismo de Fortaleza (Urbfor) informa que mantém um cronograma de podas de árvores em toda a cidade para prevenir os riscos de tombamento e quebra de galhos, que são mais frequentes durante o período de chuvas.
"Entre os meses de janeiro e abril deste ano, por exemplo, a UrbFor realizou 5.917 serviços de podas e 316 recolhimentos de árvores. Vale destacar que a Autarquia já incluiu na programação a vistoria das árvores situadas nas ruas Tibúrcio Cavalcante e Joaquim Nabuco.
"Ações relacionadas à arborização da cidade de Fortaleza também são realizadas, semanalmente, durante os mutirões de serviços da Prefeitura de Fortaleza, coordenados pela Secretaria Municipal da Gestão Regional (Seger).
“Ao longo de 15 edições já realizadas, a UrbFor esteve em vias estratégicas da cidade para executar serviços de supressões e podas, assim como o plantio de mudas e distribuição de espécies de plantas ornamentais e medicinais para a população. Todas essas intervenções são mapeadas previamente por técnicos da Autarquia.
“O serviço de poda é feito conforme a necessidade da planta, seja para correção, manutenção, limpeza, tratamento de parasitas ou para desobstrução de iluminação, semáforos e sinalização vertical de trânsito.
“Esses serviços são orientados por uma equipe técnica qualificada, composta por engenheiros agrônomos, que vai até o local público para avaliar as condições da planta.
“A Autarquia alerta para o risco de podas irregulares, pois podem tirar o balanceamento da árvore e oferecer risco de queda. O serviço pode ser solicitado pela população por meio da Central 156.
“Em relação a árvores caídas em logradouros públicos, a população pode solicitar o recolhimento por meio do número de WhatsApp (85) 98682-2269.
“O contato é exclusivo para o recebimento de demandas de árvores caídas e, por meio dele, o solicitante pode enviar fotos e vídeos, junto ao endereço da ocorrência.
“No caso de árvores caídas no período noturno, nos finais de semana e feriados, a demanda deve ser feita junto ao Corpo de Bombeiros, por meio da Central 193.”