Para Chagas Vieira, a boa comunicação é falar a verdade

O secretário da Casa Civil falou ontem para prefeitos e secretários no Seminário Gestores Públicos 2025

Escrito por
Egídio Serpa egidio.serpa@svm.com.br
(Atualizado às 06:14)
Legenda: O secretário Chagas Vieira disse aos prefeitos que quem governa deve falar sempre a verdade na sua comunicação
Foto: Helene Santos - Casa Civill
Esta página é patrocinada por:

Da 13ª edição do “Seminário Gestores Públicos – Prefeitos 2025”, encerrado ontem no Centro de Eventos do Ceará, ficou a certeza de que os prefeitos municipais cearenses, seus secretários e seus executivos têm hoje, em dobro, o interesse pelo aprendizado que tiveram seus antecessores.

Eles demonstraram isso ontem, segundo e último dia do seminário: ouviram e anotaram todo o conhecimento que lhes foi transmitido por 74 palestrantes a respeito das novas tecnologias e das inovações inseridas na moderna administração pública.

(O evento, em sua edição deste ano, teve mais de 5 mil participantes de 182 municípios do Ceará e de 23 outros estados, que acompanharam os debates pela internet, 74 painelistas e 14 mediadores).

Ontem, os dois auditórios do evento estiveram lotados. O de número 1 – palco do Painel 4, que tratou da “Transparência, Cidadania e Fortalecimento da Gestão Pública, moderado por este colunista – surpreendeu pela avalanche de informações dos painelistas.

O primeiro deles foi o secretário da Casa Civil do Governo do Estado, Chagas Vieira, que tratou da “Transparência na Comunicação Social”. Dirigindo-se diretamente aos prefeitos e secretários municipais à sua frente e falando sobre um tema que domina, ele começou com um claro recado:

“Para combater as ‘fakes news’, usem a verdade. Destruam as mentiras com a verdade. É assim que tornamos transparente a comunicação governamental. Tirem o melhor proveito das redes sociais, propagando para a sua população o que fazem no dia a dia. E para isto as diferentes plataformas digitais são muito eficientes pelo largo alcance que têm.”

Em seguida, demonstrando sentir-se à vontade em um ambiente nitidamente marcado pela presença de líderes políticos de quase duas centenas de municípios do Ceará, o secretário transmitiu números que mostram a força e a boa organização do sistema de comunicação do governo Elmano de Freitas.

Ele disse que o Ceará é, hoje, o terceiro estado mais conectado no Instagram, com 800 mil usuários, E adiantou que o site do governo estadual cearense é visitado por 9,1 milhões de pessoas, das quais 4,2 milhões “são usuários efetivos”.

Chagas Vieira informou que 67,6% dos que acessam o site do Governo do Ceará o fazem utilizando o telefone celular e 31%, o computador (PC ou notebook). Desse total, 52,7% chegam ao site através do Google.

O secretário comentou que, hoje, as redes sociais são “um campo de desinformação”, tantas são as ‘fake news’. Por esta razão, repetiu que “o segredo para alcançar e transmitir a boa informação é ser transparente e falar a verdade”.

Nome muito cotado para tornar-se candidato ao Senado pela coligação partidária que dá sustentação no Legislativo estadual à gestão do governador Elmano de Freitas, o secretário Chagas Vieira fez outra advertência aos gestores municipais presentes ao evento concluído ontem. Ele disse:

“A expectativa dos eleitores é de que nós resolvamos os seus problemas. Boa parte deles é resolvida, mas outra parte, não. Então, a saída é falar a verdade, comunicar por que não foi possível, ainda, solucionar este ou aquele problema. Falar a verdade, dizer a verdade, transmitir a verdade é 100% seguro  e correto”, finalizou o secretário.

Depois, dele falou Liana Machado de Souza, secretária Executiva da Receita da Secretaria da Fazenda do Ceará. Ela mostrou a extensa lista de serviços que o site da Sefaz na internet mantém à disposição do contribuinte.

Em seguida, foi a vez Luiz Fernando Menescal, superintendente da Controladoria Geral da União no Ceará. Ele também expôs os programas e ações da CGU, que atua em diversas frentes, como auditoria e fiscalização, correição, ouvidoria e prevenção e combate à corrupção. 

Patrícia Saboya, conselheira do Tribunal de Contas do Estado, foi na mesma toada e apresentou o cardápio de serviços que o TCE-CE dispõe para servir os municípios e sua população.

E Marconi Lemos, secretário Executivo da Controladoria e Ouvidoria Geral do Ceará não apenas expôs o menu de ações da CGE, como citou casos práticos em que a plena e rápida intervenção do organismo resolveu problemas do cidadão.

No final, prefeitos e secretários municipais confraternizaram-se no auditório. Chagas Vieira e Patrícia Saboya – ex-deputada federal e estadual e ex-primeira dama do Estado – foram os mais assediados, mas atenderam, sempre sorrindo, a todos os pedidos de fotos.

A edição deste ano do Seminário Gestores Públicos – Prefeitos 2025 teve, do ponto de vista técnico e político, êxito completo, a começar pelo público presente, que lotou durante os dois dias do evento os seus dois auditórios, nos quais, simultaneamente, duas palestras eram proferidas, graças à nova “tecnologia do silêncio”, que funcionou assim:

Todos – o auditório e os palestrantes e debatedores – usaram fones de ouvido, cada um sintonizado em frequência distinta. O auditório da direita, lotado, ouvia uma palestra; o da esquerda, também lotado, ouvia outra palestra – tudo ao mesmo tempo. Os aplausos eram transmitidos pelo agito das mãos dos espectadores.

Prova de que o mundo está sendo digitalizado em alta velocidade.

Veja também