Energia renovável cresce, mas insuficiente para a neutralidade de carbono
Segundo relatório da Agência Internacional de Energia (AIE), os altos preços dos componentes dos parques de geração fotovoltaica impedem um crescimento maior.
Relatório anual da Agência Internacional de Energia (AIE), divulgado hoje, quarta-feira, 1, revela que, neste ano de 2001, será batido o recorde de geração de energias renováveis no mundo, que chegou aos 290 gigawatts (GW) de capacidade instalada.
Veja também
Estima a AIE que, até 2026, a geração de energias renováveis alcançará mais 4.800 GW, ou seja 60% a mais do que a capacidade instalada de 2020 e equivalente – acreditem – à capacidade atual de eletricidade oriunda dos combustíveis fósseis e nucleares juntos.
Ainda de acordo com o relatório da AIE, a energia solar fotovoltaica responderá por mais de 50% desse crescimento, ao mesmo tempo em que a geração de energia eólica offshore (dentro do mar) deverá triplicar sua capacidade instalada.
Há pedras no meio do caminho: os preços dos equipamentos e componentes da geração fotovoltaica cresceram e seguem crescendo muito, antevendo-se que esse incremento se prolongará até o fim do próximo ano. Assim, o mercado crê que os custos de implantação de parques de energia solar ficarão mais caros, talvez rondando os dos anos anteriores a 2015.
"Os atuais preços elevados dos materiais representam novos desafios para o setor das renováveis, mas os preços elevados dos combustíveis fósseis também tornam as energias renováveis ainda mais competitivas", disse o diretor da Agência Internacional de Energia, Fatih Birol.
Resumindo: o crescimento esperado na geração das energias renováveis não será suficiente para colocar o mundo no caminho da neutralidade de carbono em 2050, o que é necessário para manter o aquecimento global abaixo de 1,5°C em comparação com o período pré-industrial, analisa o relatório da AIE..
Para isso, a taxa de nova capacidade renovável instalada até 2026 teria de duplicar a previsão da AIE, e o crescimento da procura de biocombustíveis teria de ser quatro vezes superior.