Em Minas, área rural com até 1 mil hectares livre da licença ambiental

Mas atividades que possam causar impacto, como desmatamento, alteração de cursos d'água, ou uso de certas tecnologias, ainda podem exigir licenciamento.

Escrito por
Egídio Serpa egidio.serpa@svm.com.br
(Atualizado às 04:00)
Legenda: Propriedades rurais com até 1 mil hectares estão livres do Licenciamento Ambiental, em Minas Gerais. Há, porém, condicionantes.
Foto: Tomas Silva / Agência Brasil
Esta página é patrocinada por:

Um bom exemplo que vem de Minas Gerais: o governo mineiro, por meio de uma de uma decisão do Conselho Estadual de Política Ambiental (Copam), aprovou a dispensa de licenciamento ambiental para propriedades rurais de até mil hectares.  

A medida, que foi publicada no último dia 25, busca desburocratizar e incentivar a produção no setor agropecuário de Minas Gerais, mas é importante ressaltar que ela se aplica apenas nos casos em que não houver necessidade de intervenção direta no meio ambiente. 

Há, porém, pontos importantes a considerar: a isenção é para propriedades com até mil hectares; a dispensa de licenciamento é válida apenas se a atividade na propriedade não demandar intervenção ambiental. Isso significa que atividades que possam causar impacto, como desmatamento, alteração de cursos d'água, ou uso de certas tecnologias, ainda podem exigir licenciamento. 

O objetivo da medida é simplificar o processo para produtores rurais, especialmente os de menor porte, e fomentar o agronegócio de forma mais sustentável. Essa flexibilização faz parte de um conjunto de medidas anunciadas pelo governo mineiro para tornar o agronegócio mais competitivo e responsável.  

Essa providência do governo mineiro já foi adotada pelo governo do Ceará, que no ano passado reduziu praticamente a zero as exigências para o licenciamento ambiental de pequenas áreas destinadas à carcinicultura, ou seja, à plantação de camarão. 

Veja também