Coopercon e Fiec querem acelerar construção modular

Ideia do presidente da Coopercon, Emanuel Capistrano, é qualificar mão de obra e encurtar prazos da construção civil

Escrito por
Egídio Serpa egidio.serpa@svm.com.br
(Atualizado às 10:35)
Legenda: Coopercon quer parceria com a Fiec para formar melhor mão de obra para a construção modular no Ceará
Foto: José Leomar
Esta página é patrocinada por:

A Coopercon Ceará – entidade empresarial voltada para compras cooperadas para a construção civil cearense – informa que está negociando com a Federação das Indústrias (Fiec) uma parceria destinada a fomentar a construção modular no estado.

Segundo o mesmo informe, o objetivo da iniciativa é atrair empresas especializadas, acelerar a industrialização do setor e enfrentar a escassez de mão de obra qualificada.

A proposta inclui a participação de universidades, além de instituições como Sesi, Senai e Sebrae, visando formar profissionais capacitados em um modelo que ainda não faz parte da grade das engenharias.

A construção modular permite que etapas, como a elétrica e a  hidráulica, sejam feitas fora do canteiro de obras, reduzindo custos e prazos. Casas em steel frame (estrutura de aço), por exemplo, podem ser concluídas em até 120 dias.

“O desafio é preparar engenheiros, arquitetos e técnicos para essa nova realidade da construção civil”, como diz Emanuel Capistrano, presidente da Coopercon.

Veja também