Filha cria xícara personalizada para devolver ao pai o prazer de tomar café sozinho após AVC

Carioca de nascença e cearense de alma, Denise Saboia refundou o próprio universo afetivo quando descobriu que amor é se colocar na pele do outro e dar-se conta de abraçar as necessidades

Legenda: Denise Saboia e o pai, Newton Albuquerque: amor além da vida, marcado na cerâmica
Foto: Arquivo pessoal

Não existe um ranking das pessoas mais amadas do mundo. Mas existem os nossos rankings, nossas estatuetas, as almas que o coração premia. Newton Rodrigues de Albuquerque é um dos troféus de Denise Saboia. No anoitecer da vida, recebeu presente mágico da filha: a possibilidade de tomar o cafezinho que tanto adorava da forma como era antes.

Explico: em 2004, o economista aposentado sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC). Baque grande, como imaginado. Coisa muito cruel. Principalmente porque arrancou a possibilidade de sustentar objetos nas mãos com a velha estabilidade. Água? Derramava do copo tremendo. Chá? Igual movimento. Café, bebida favorita: esparramava pelo dedo, pela roupa, pela mesa.

Veja também

Percebendo realidade tão difícil, Denise tratou de fazer algo. Não podia deixar alguém tão querido passar por aquilo. Seu Newton era especial, ultrapassava o limite da paternidade. Exalava exemplo. Nasceu em Campina Grande (PB) e foi menino para o Rio de Janeiro ganhar a vida. Lá, conheceu Júlia, a quem devotou paixão e promoveu casamento.

Lá também se formou em Economia, deixando de lado o sonho de ser médico porque não conseguia passar no vestibular de Medicina – esses detalhes da jornada que definem tudo. Mesmo assim, montou laboratório de análises clínicas e continuou alicerçando o caminho entre planilhas e cálculos financeiros. Foi feliz, realizado. Até vir a tragédia.

Legenda: A xícara Fish, criada por Denise Saboia especialmente para o pai
Foto: Arquivo pessoal

Mas Denise a contornou com aquilo que tem de mais precioso: o gosto por criar objetos com as mãos, dar existência carinhosa a seres inanimados. É ceramista. E assim gestou a Xícara Fish, pensada exclusivamente para que o pai não entornasse café nem precisasse beber de canudinho – uma vez os dedos não sustentarem canecas com alça tradicional.

A peça tem anatomia simples, mas funcional: afasta o corpo da xícara à alça, fazendo com que quem tem pele fina ou, feito seu Newton, não consiga controlar o movimento das mãos, possa tomar qualquer tipo de bebida com maior facilidade, sem queimar os dedos ou deixar que derrame. “Dei de presente a ele no Dia dos Pais, em 2004. São 20 anos do invento”, diz.

Ela lembra da reação e, quando o faz, chora. O olhar quase infantil de surpresa, a descoberta da esperança, o corpo enrugado outra vez jovem pela força do sentir. Não é exagero dizer que, naquele instante, foi refundado o universo. Encarou a esposa, como se dissesse: “Olha só, agora não vou derramar mais café em nada, você não precisa reclamar”.

Existiu a felicidade, e se sabia disso. Mais de uma década assim até que, em 2020, aos 89 anos, seu Newton virou estrela. Denise não esmoreceu: tratou de mantê-lo assim, brilhando. Porque, no ano seguinte, patenteou a Xícara Fish no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) de forma a proteger a própria criação. Torná-la registro oficial.

“Também foi por motivo afetivo, e não financeiro. Vi que estavam começando a copiar a xícara – dando, inclusive, o mesmo nome que eu tinha dado. Logo ela, que eu tinha feito pro meu pai… Assim, resolvi protegê-la por ele e porque foi uma criação totalmente minha”.

Obra resultado de muitos processos. Carioca de nascença, Denise descobriu-se ceramista cedo, ainda na adolescência. Residia em João Pessoa (PB), último reduto do pai, e teve como mestre Francisco Brennand, um dos maiores escultores, desenhistas, pintores e ilustradores brasileiros. Hoje, aos 61 anos, segue no ofício e mantém em Fortaleza a Vila Arte.

Legenda: Nasceu em Campina Grande (PB) e foi economista reconhecido e pai dedicado
Foto: Arquivo pessoal

A escola de cerâmica e ateliê realiza cursos, vivências e aprendizados tendo como foco o terno modelar da argila. A cada produção, fica mais claro o quanto essa arte cresce envolvida pelo que há de mais bonito. Quem se dispõe a criar, sempre pensa em outro alguém – um parente, um amigo, um amor. Fazer dedicado.

A Xícara Fish – intitulada assim por lembrar um peixe ao ser visualizada de cima – não foge à regra. Foi feita em um dia, tamanha a vontade de Denise de devolver alegria ao pai. No correr do tempo, passou por aperfeiçoamentos até a configuração atual: item desejado, comercializado e até cidadão do mundo. Já ultrapassou o Brasil.

Foto: Arquivo pessoal

“A cerâmica me abriu vários caminhos. Eu me realizo profissionalmente. Por meio das aulas, dou oportunidade a pessoas que têm problemas, que lidam com depressão, por exemplo, a investir o tempo em um hobby criativo, leve e bom. É a forma que elas têm de ficar bem”.

Talvez seja isso o gostar de verdade: se colocar no lugar do outro. Sentir as necessidades e chegar junto para prover mudança. Aonde quer que esteja, Newton Rodrigues de Albuquerque decerto agora sorri porque sabe que, em algum ranking das pessoas mais amadas do mundo, ele ocupa o topo. Basta olhar para o verso da xícara: “Para o meu pai tão amado! Denise”.

Esta é a história de amor da ceramista Denise Saboia e do pai dela, Newton Albuquerque. Envie a sua também para diego.barbosa@svm.com.br. Qualquer que seja a história e o amor.

*Este texto reflete, exclusivamente, a opinião do autor



Assuntos Relacionados