A nossa esperança sempre se renova neste período. Desejamos que o novo ano nos traga saúde, paz, amor, dinheiro no bolso... e, por que não, o emprego dos sonhos? Para que 2023 seja novo e tenhamos boas colheitas, precisamos aprender com o velho.
Aprender olhando pelo retrovisor pode nos proporcionar excelentes insights para o novo ciclo que está chegando. O que vivemos em 2022, bom ou não, pode nos trazer reflexões que podem nos ensinar a criar o “novo” que almejamos.
No Coaching temos uma ferramenta chamada Linha da Vida Executiva, pela qual avaliamos os principais momentos da nossa vida pessoal e profissional dos últimos dez anos. Gostaria de propor sua aplicação para que você avalie os seus últimos doze meses. Vamos juntos?
Faça o download da planilha aqui.
1. Com papel e caneta em mão, elenque dez acontecimentos marcantes de 2022. Podem ser momentos, conquistas, traumas, perdas, tudo aquilo que impactou você pessoalmente e/ou profissionalmente.
2. Abaixo da lista, reescreva esses eventos em ordem cronológica. Ver exemplo abaixo:
a. Janeiro – Iniciei projeto com o cliente X;
b. Início de março – Ganhei uma bolsa de desconto na minha pós-graduação;
c. Março – Terminei o meu relacionamento amoroso; e assim sucessivamente.
Se você se confundir com a ordem dos acontecimentos, busque registros que o ajudem a lembrar: agenda; diários; pessoas que estiveram com você;
3. Na planilha, registre, na primeira coluna, os momentos em ordem;
4. Ao lado de cada momento, escreva a estratégia que você utilizou para conquistar ou superar;
5. Em cada estratégia, declare o que você aprendeu com aquela situação;
E, por fim, pensando em 2023, defina: o que vai potencializar (fortalecer), melhorar, iniciar e eliminar. Ex.: Se você superou um problema de saúde ligado aos seus maus hábitos alimentares e sedentarismo em 2022, o ideal é que você melhore a sua rotina alimentar e inicie a sua atividade física, por exemplo.
Veja também
O maior desafio dessa reflexão é aprendermos a aprender com a nossa história. Devemos nos desapegar de estarmos certos em tudo e nos colocarmos como um expectador imparcial, aberto às mudanças.
Tomando consciência do que vivemos no ano velho, estaremos mais aptos para:
Uma reflexão de um sábio...
Ele observava uma formiga que carregava uma enorme folha. A formiga era pequena e a folha devia ser dez vezes maior do que ela e era um grande sacrifício para a formiga carregá-la. Ela arrastava, colocava sobre a cabeça. Quando o vento batia, a folha tombava e até a formiga caía junto. Foram muitos os tropeços, nem por isso a formiga desanimou.
Quando chegou próximo a um buraco, o sábio pensou que era a porta da casa da formiga: "Até que enfim ela chegou".
Ilusão! Na verdade, havia apenas terminado uma etapa.
A folha era muito maior do que a boca do buraco, o que fez com que a formiga a deixasse do lado de fora. Foi aí que o sábio disse a si mesmo: "Coitada, tanto sacrifício para nada". Mas a formiga o surpreendeu!
Do buraco saíram outras formigas, que começaram a cortar a folha em pequenos pedaços. Em pouco tempo, a grande folha havia desaparecido.
O sábio então desejou que todas as pessoas tivessem sempre com elas:
Autor Desconhecido
Desejo a você um 2023 repleto de saúde, paz, amor, sucesso e felicidade! Um ano com “muito dinheiro no bolso, saúde para dar e vender!”
Nesta coluna, trarei para você assuntos relacionados a carreira, liderança, coaching e tendências sobre os assuntos. Contribua deixando sua pergunta ou sugerindo um tema de sua preferência, comentando este post ou enviando mensagem para o meu Instagram: @delaniasantoscoach.
Será maravilhoso ter você comigo nesta jornada. Até a próxima!
*Este texto reflete, exclusivamente, a opinião da autora.