Empreendedorismo feminino, transformando desafios em oportunidades

Legenda: A viagem de 12 mulheres empreendedoras para um novo momento em suas carreiras
Foto: Arquivo pessoal

No cenário econômico atual, o empreendedorismo feminino, nome dado ao movimento que envolve negócios fundados ou comandados por mulheres, emerge como uma força poderosa, impulsionando a inovação, a criação de empregos e o crescimento econômico. Mulheres empreendedoras enfrentam uma série de desafios únicos, mas, com preparação, determinação e resiliência, estão transformando esses obstáculos em oportunidades de negócio. Esse texto brinda um momento importante na minha carreira, e é um gesto de agradecimento. Em instantes, você entenderá...

De acordo com a pesquisa do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), com base em dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as mulheres já representam 34% dos gestores de negócios. No período de janeiro a setembro de 2023, 38% do total de registros feitos na Junta Comercial do Estado do Ceará (Jucec) foi realizado por mulheres. Analisando as faixas etárias das sócias, identifica-se que o empreendedorismo se concentra entre os 31 e 68 anos, o que reforça a resiliência da mulher na concepção e construção do seu negócio, independentemente da idade. Além de estarem à frente dos negócios, o verdadeiro empoderamento das mulheres está abrindo caminhos dentro das organizações, mesmo em ambientes predominantemente masculinos, conquistando com protagonismo espaços na trajetória profissional e pessoal.

Veja também

À medida que mais atenção é direcionada ao empreendedorismo feminino, é fundamental reconhecer o papel crucial que as mulheres desempenham no desenvolvimento econômico e na inovação. Ao enfrentar desafios e transformá-los em oportunidades, as mulheres empreendedoras não apenas impulsionam o crescimento dos seus negócios, mas também contribuem para o progresso da sociedade como um todo. Quando ocupam a liderança dentro das empresas, exercem o seu papel imprimindo ao ambiente organizacional mais inovação e humanização.

Iniciativas para fomentar o empreendedorismo feminino estão se multiplicando, com organizações governamentais e não governamentais implementando programas e políticas que visam capacitar e apoiar as mulheres. Desde programas de mentoria até acesso facilitado ao crédito, essas iniciativas têm como objetivo proporcionar às empreendedoras as ferramentas necessárias para alcançar o sucesso nos negócios. Eventos e redes de apoio específicos estão ganhando destaque, oferecendo oportunidades de networking, aprendizado e inspiração. Esses espaços proporcionam um ambiente acolhedor onde as mulheres podem compartilhar experiências, trocar ideias e se apoiar mutuamente em suas jornadas empreendedoras. Podemos citar como um bom exemplo o programa Itaú Mulher Empreendedora, parceiro da Rede Mulher Empreendedora, que é a primeira e maior rede de apoio ao empreendedorismo feminino no Brasil, com mais de 39 milhões em geração de renda para mulheres.

O mundo está se movimentando, enquanto isso, as mulheres trabalham para vencer desafios internos e especialmente equilibrar os vários papéis que têm em sua jornada. Essas empreendedoras acordaram para o fato de que precisam somar forças. Mas...ser uma mulher empreendedora vai além de ser uma líder ou empresária colaborativa, requer atuar como agente de mudança, inovação e coragem, impulsionando proativamente iniciativas sociais e inspirando outras mulheres a seguirem seus próprios caminhos. É essa união à qual me refiro!

Aos 18 anos de idade decidi empreender. Ao ouvir o aconselhamento de um colega de trabalho, que enxergou em mim o talento para ensinar pessoas, parti para a construção do meu sonho. Pedi a minha mãe permissão para utilizar um quartinho onde ela guardava entulhos, um aparelho de fax e uma lista telefônica. Assim como eu, muitas mulheres viram seus negócios nascerem na sala de casa e ganhar o mundo! Mas, será que ganhar o “mundo” é uma tarefa fácil?

Não! Absolutamente não! Para expandir seus negócios, a mulher precisa enxergar em cada desafio uma oportunidade de crescimento, pois, muitas vezes, a única coisa evidente é o desconforto que algumas situações proporcionam. Para abrir os olhos e enxergar um “novo mundo”, a empreendedora precisa...

  •  ...gerenciar o seu tempo adotando estratégias que permitam otimizar o uso do tempo e evitar esgotamento.
  •  ...estar aberta a estabelecer conexões significativas com pessoas que compartilham seu entusiasmo pelo empreendedorismo e estão dispostas a caminhar ao seu lado nessa jornada. Investir em networking profissional.
  •  ...participar de projetos ou editais que estejam alinhados com a sua carreira e com os seus objetivos de vida.
  •  ...manter-se atualizada com relação ao mercado em que atua, adquirindo conhecimentos importantes para gerir seu negócio de maneira eficaz. Investir especialmente em gestão financeira.
  •  ...saber como ter acesso às várias iniciativas que visam fomentar a abertura de negócios, capacitação, internacionalização, entre outros objetivos.
  •  ...pesquisar e buscar recursos financeiros de maneira planejada, avaliando bem as opções, termos, taxas etc.
  •  ...compartilhar a sua história e inspirar outras mulheres!

Estes são bons desafios que se transformam em oportunidade, quando a mulher, estrategicamente e intencionalmente, age em torno deles. Mas, vejam que ironia do destino... o que parece ser óbvio e simples pode estar distante até para as mulheres mais experientes. Mesmo tendo trinta e dois anos de experiência como empreendedora, dezesseis anos como empresária, escrevendo sobre carreira, mercado de trabalho e liderança, estou vivendo um novo capítulo da minha história e estou aprendendo muito. Uma das lições mais valiosas é que o status atual não é o fim, muitas vezes, é apenas o começo. Sempre há espaço para aprender, inovar e avançar!

Em dezembro de 2023, meu filho mostrou um Edital do Sebrae-CE, o Programa Elas Globais. Olhei o edital e, meio sob pressão, fiz minha inscrição. O edital convidava empresárias a se inscreverem para um programa de apoio à internacionalização no âmbito do SEBRAE Delas, sessenta empresas seriam selecionadas para um processo composto por quatro etapas eliminatórias, incluindo consultorias individuais destinadas ao fortalecimento do negócio, preparação para internacionalização de serviços e produtos e avaliação técnica de maturidade para exportação. As 12 (doze) empresárias selecionadas participariam da Missão Empresarial para o CONECTE-SE 2024, evento global do Clube Mulheres de Negócios em Língua Portuguesa, com sede em Lisboa, Portugal.

Bem! Confesso que participei incrédula de todas as etapas e na medida em que fui sendo classificada e conhecendo as outras empreendedoras, além de gratidão, um sentimento de renovação tomou conta de mim. Conheci mulheres sensacionais, todas com histórias inspiradoras e repletas de dedicação, preparação, resiliência e profissionalismo. É isso, meus queridos leitores! Fui selecionada para a missão empresarial e estou em Portugal, internacionalizando a Mentoria Executiva na Europa, participando de um evento global com mulheres globais.

A foto deste post marca a viagem destas 12 mulheres empreendedoras para um novo momento em suas carreiras. É, também, uma homenagem a todas as mulheres que sonham, ousam e não desistem de seus sonhos!

O meu agradecimento especial a todas as pessoas que contribuíram para o sucesso do PROGRAMA ELAS GLOBAIS:

Organização do programa: Monica Arruda – Gerente da Escola de Negócios Sebrae Experience - SEBRAE/CE

Consultora responsável pela curadoria: Marta Campêlo – Consultora do SEBRAE/CE e Presidente do IDESE (Instituto de Desenvolvimento Econômico, Social e Empreendedorismo).

Organização do CONECTE-SE 2024: Rijarda Aristóteles – Presidente do Clube Mulheres de Negócios em Língua Portuguesa – CMNLP.

E as doze mulheres selecionadas para levar o seu sonho para o mundo:

  1. Delania do Nascimento Santos Passos - DS - Educação &Negócios
  2. Rebeca Nóbrega - Naluana Olaria
  3. ⁠Jéssica Nascimento Bezerra - Mar Hype Beachwear
  4. ⁠Mary Carvalho - Cor Praiana
  5. ⁠Darla Lopes - Edfica Consultoria de Impacto
  6. Francisca Claudia Alencar - Ateliê Claudia Alencar.
  7. Leila de Queiroz Porto Moura - LPORTO CONSULTORIA LTDA
  8. Debora Conceição da Silva - ECGP Mentorias
  9. ⁠Linda Kersey Davi Irineu Lopes - Linda Kersey Beauty
  10. ⁠Dina Pereira - Flor da Aurora
  11. Nádia Queiroz Moreira da Rocha - Texugo Moda Praia
  12. ⁠Roseanne Pimentel - Key Solution Consultoria

Nesta coluna, trarei para você assuntos relacionados a carreira, liderança, coaching e tendências sobre os assuntos. Contribua deixando sua pergunta ou sugerindo um tema de sua preferência, comentando este post ou enviando mensagem para o meu Instagram: @delaniasantoscoach

Inscreva-se no canal do YouTube: @delaniasantoscoach

Será maravilhoso ter você comigo nesta jornada. Até a próxima!