Desbravando novos caminhos – mulheres na transição de carreira

Legenda: As mulheres enfrentam uma jornada desafiadora, equilibrando múltiplos papéis e responsabilidades. Além da dupla jornada de trabalho, lidam com expectativas sociais e familiares, enfrentando pressão constante para manter o equilíbrio, especialmente o emocional
Foto: Shutterstock

À medida que nos aproximamos do mês da mulher, é essencial reconhecer não apenas as conquistas alcançadas, mas também os desafios que as mulheres enfrentam, especialmente quando se trata de carreira. A transição de carreira é uma jornada desafiadora para qualquer pessoa, mas para as mulheres, em especial, pode trazer embutida uma carga adicional de incerteza e insegurança. Neste texto proponho explorarmos alguns dos receios mais comuns, assim como apresentar dicas para superá-los e garantir uma transição de carreira mais segura e bem-sucedida.

Costumo falar para as minhas mentoradas nos processos de mentoria executiva de carreira, que, na realidade, nem sempre é possível avançar sem deixar algo para trás ou sacrificar algo. Nessa busca por equilíbrio, as mulheres enfrentam desafios únicos, mas sua resiliência, determinação e capacidade conseguem moldar o futuro de suas carreiras, e que elas podem, sim, ser brilhantes e alcançar altos patamares. Por que parece ser tão difícil?

Veja também

As mulheres enfrentam uma jornada desafiadora, equilibrando múltiplos papéis e responsabilidades. Além da dupla jornada de trabalho, lidam com expectativas sociais e familiares, enfrentando pressão constante para manter o equilíbrio, especialmente o emocional. Mesmo quando têm uma rede de apoio, a decisão sobre a carreira, muitas vezes, recai sobre seus ombros. É uma jornada solitária, durante a qual precisam ponderar o que sacrificar ou realinhar em busca de seus objetivos profissionais. Para algumas, demanda uma negociação com o parceiro, que, por sua vez, precisa ter uma postura aberta e estar disposto a ceder em suas convicções, caso seja necessário. Ou ainda, precisam ficar mais distante dos filhos e planejar uma rotina que garanta o bem-estar deles.

Quais são os principais receios na hora de decidir fazer uma transição de carreira?

Muitas mulheres enfrentam diversos receios ao considerar uma transição de carreira. O medo de agir no momento errado, a insegurança financeira ao enfrentar uma mudança, o temor do fracasso na nova empreitada, a pressão social e familiar para permanecer no status quo e a falta de confiança em suas próprias habilidades são alguns dos principais obstáculos que precisam ser superados para seguir em frente com uma mudança profissional significativa. Reconhecer esses medos e encontrar maneiras de enfrentá-los é essencial para tomar decisões assertivas e construir uma carreira mais gratificante e alinhada com seus valores e objetivos pessoais.

Além dos receios, diversos obstáculos, como barreiras culturais e estruturais, dificultam a ascensão das mulheres e a sua capacidade de realizar uma transição de carreira suave, incluindo estereótipos de gênero, discriminação e falta de políticas de igualdade de oportunidades. Ocasionalmente, conciliar as demandas da vida pessoal e profissional, enfrentar dificuldades de acesso a recursos financeiros, mentoria e networking, especialmente em indústrias dominadas por homens, são desafios adicionais que podem dificultar a tomada de decisão.

O que fazer para que a transição seja feita com segurança?

1. Questione-se! Esse é o primeiro passo para tomar uma decisão consciente. Algumas perguntas importantes: Faça uma lista de motivos que fundamentem a sua transição de carreira.

Por que mudar? Às vezes, estamos pontualmente insatisfeitas com alguma situação específica e isso compromete a nossa tomada de decisão. Depois de analisar os motivos, responda: quais são meus valores? Que tipo de trabalho traria sentido a minha vida? Quais são as minhas forças e meus principais talentos? Que talentos as pessoas reconhecem em mim? Registre tudo no papel e reflita sobre isso. Reflita: o que eu poderia fazer na carreira, aproveitando as minhas principais forças, sendo coerente com os meus valores? O que é inegociável? Quais são os meus limites?

2. Seja ambiciosa, não se desvalorize! Reconheça quem você é, e sonhe alto! Claro que toda conquista tem uma jornada, e é nela que você se concentrará. Reflita: o que devo fazer para ganhar X? Para ser reconhecida de tal maneira?

3. Busque mentoria e apoio de pessoas que já passaram pela transição de carreira ou são bem-sucedidas em suas áreas de interesse. O apoio de mentores pode oferecer insights valiosos, aumentar sua confiança e auxiliá-la a identificar quais habilidades precisarão ser desenvolvidas. Mas, cuidado! Pesquise profundamente quem são estes mentores e analise os seus cases de sucesso.

4. Desenvolva um plano detalhado que inclua metas de curto, médio e longo prazo, envolvendo ações direcionadas para todas as áreas de sua vida, iniciando por um plano financeiro realista, ou seja, que tenha como base o que pode ser feito imediatamente, em um cenário seguro, para que você inicie a sua jornada. Não despreze a segurança! Se você tem um emprego, não se desvincule de imediato. Utilize a sua remuneração como algo que vai financiar o seu projeto. Inclua no planejamento: você iniciará um plano B ainda no trabalho atual? Como isso precisa ser organizado em equilíbrio com as diversas responsabilidades que você tem hoje? Como sua rede de apoio pode contribuir?

5. Invista no desenvolvimento de habilidades relevantes para a nova carreira ou empreendimento, procure e construa uma rede de contatos sólida, que possa oferecer suporte e orientação durante o processo. Participe de eventos, workshops e grupos de networking profissional para conhecer pessoas chave e oportunidades de carreira.

6. Avalie o seu progresso e faça os ajustes necessários. Esteja disposta a reavaliar as estratégias e fazer mudanças para garantir que esteja seguindo na direção certa. Não se apegue ao primeiro plano!

7. Esteja preparada para enfrentar desafios e obstáculos ao longo do caminho e não desista diante das dificuldades, muito pelo contrário, aprenda com elas. Utilizar a lição aprendida e continuar é fundamental para superar os obstáculos e alcançar seus objetivos de carreira. Lembre-se sempre de que você é capaz de desbravar novos caminhos e alcançar seus objetivos, mesmo que, inicialmente, o caminho pareça desafiador. Você é o seu principal projeto! Não desista dele!

Nesta coluna, trarei para você assuntos relacionados a carreira, liderança, coaching e tendências sobre os assuntos. Contribua deixando sua pergunta ou sugerindo um tema de sua preferência, comentando este post ou enviando mensagem para o meu Instagram: @delaniasantoscoach

Inscreva-se no canal do YouTube: @delaniasantoscoach

Será maravilhoso ter você comigo nesta jornada. Até a próxima!