A vitória por 2 a 1 sobre o Rubro-Negro pernambucano, na noite deste domingo (14), foi mais uma demonstração de força do Ceará atuando na Arena Castelão. Com três vitórias nos últimos três jogos em casa, o Alvinegro conquistou nove pontos na sequência contra Fluminense, Cuiabá e Sport e se tornou o 3º melhor mandante do Brasileirão.
Ao todo, 33 dos 42 pontos que o Vovô tem no campeonato foram conquistados em casa. No desempenho como mandante, conquistou menos pontos apenas que Atlético-MG (43 pontos) e Flamengo (34 pontos).
A força do Ceará atuando em casa passa, também, pelo seu torcedor. Mais uma vez, os alvinegros compareceram em bom número (com público total de 20.362 presentes) e empurraram o time para uma importante vitória mesmo sem um jogo brilhante.
O JOGO
A atuação do Alvinegro até não foi das melhores. O Sport jogou bem e vendeu caro o resultado. O time visitante teve muito mais posse de bola (61% x 39%) e finalizou bem mais (21 x 12), inclusive acertando mais o alvo, com oito finalizações na direção do gol, obrigando João Ricardo a fazer ótimas defesas.
Só que o Ceará foi mais eficaz. Se em outros jogos a equipe de Tiago Nunes criou bastante, mas pecou nas conclusões, agora foi o contrário.
Em apenas três chutes na direção da meta defendida por Maílson, balançou as redes duas vezes.
Destaques
Os autores dos gols, aliás, foram dois dos principais destaques do Ceará no jogo. Mais uma vez decisivo, Vina abriu o placar em um belo chute após assistência de Jael (que fez o pivô muito bem).
O camisa 29 ainda colocou bola na trave e foi, novamente, muito participativo, buscando sempre o jogo. Mais uma boa atuação do camisa 29. Novamente decisivo para o resultado.
Além disso, cobrou a falta que originou o gol de Marlon, desempatando o jogo no segundo tempo, após o Sport ter chegado na igualdade com Mikael. O volante marcou o primeiro gol com a camisa do Alvinegro e foi outro destaque, ao lado do goleiro João Ricardo, que fez várias defesas importantes.
Das mudanças, William Oliveira foi a mais eficaz. O volante entrou bem e recuperou intensidade no meio de campo, setor que o Sport controlava e conseguia chegar com perigo.
No fim, o Ceará garante uma vitória importantíssima e que deixa o time em situação mais confortável na tabela.