Final de semestre chegando! Em muitas escolas estamos na semana de provas e logo virão as tão desejadas férias escolares. Entretanto, para o desespero de alguns familiares, o rendimento escolar não está nada bem e mesmo colocando em prática algumas intervenções, os filhos continuam com dificuldades. O que pode estar acontecendo? Será que meu filho tem algum transtorno?
Quando falamos em diagnóstico, devemos sempre ter o cuidado em não rotular toda e qualquer dificuldade e enquadrar como transtorno. Como já dito em outros textos, as causas das dificuldades são diversas podendo ser intrínsecas ou extrínsecas. No entanto, a depender do caso, não podemos negligenciar a existência de algum transtorno, detectar cedo é essencial para um tratamento adequado e mais efetivo.
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Os transtornos específicos de aprendizagem podem variar amplamente, desde problemas específicos com leitura e escrita até dificuldades mais gerais com atenção e concentração. É importante que os pais observem atentamente o desenvolvimento acadêmico e comportamental de seus filhos. Preste atenção aos sinais de frustração, ansiedade ou resistência em relação às tarefas escolares, pois esses podem ser indicativos de dificuldades de aprendizagem.
É um transtorno neurobiológico que afeta a leitura e a escrita. Crianças com dislexia podem ter problemas para decodificar palavras, compreender textos e escrever de maneira coerente.
· Sinais de alerta: Os primeiros sinais podem ser percebidos ainda na fase pré-escolar, na qual alguns podem demorar para começar a falar e/ou demonstrar dificuldades para combinar sons de sílabas. Já na idade escolar apresentam dificuldades em reconhecer palavras comuns, leitura lenta, problemas com ortografia, e evitam tarefas que envolvem leitura.
· O que fazer: Procure a avaliação de um especialista em aprendizagem. Converse com o profissional e com os professores sobre métodos de ensino multissensoriais, que envolvem o uso dos múltiplos sentidos como audição, tato, visão, de forma que envolva a criança em uma aprendizagem mais completa.
É caracterizado por sintomas de desatenção, hiperatividade e impulsividade que são inadequados para a idade da criança.
· Sinais de alerta: dificuldade em prestar atenção, cometer erros por descuido, dificuldade em seguir instruções, inquietude constante, e interrupção frequente de conversas ou atividades.
· O que fazer: após o diagnóstico, é necessária uma combinação de estratégias, incluindo intervenção comportamental, estruturação do ambiente de aprendizado, e, em alguns casos, medicação. Profissionais como psicólogos e pedagogos são essenciais para desenvolver um plano de intervenção personalizado.
É uma dificuldade específica de aprendizagem que afeta a habilidade de compreender e trabalhar com números.
· Sinais de alerta: dificuldade em compreender conceitos matemáticos básicos, problemas com operações aritméticas simples, dificuldade em lembrar sequências de números, e ansiedade extrema em relação à matemática.
· O que fazer: abordagens de ensino que utilizam objetos concretos e visuais podem ajudar a tornar os conceitos matemáticos mais acessíveis. A repetição e a prática também são essenciais.
Transtorno que afeta especificamente a escrita, causando problemas com a formação de letras, a clareza do texto e a ortografia.
· Sinais de Alerta: letra ilegível, espaçamento inconsistente entre palavras, dificuldades com a ortografia, e evitar escrever.
· O que fazer: intervenções podem incluir exercícios de motricidade fina, uso de tecnologias assistivas, como computadores ou tablets para escrita, e apoio adicional em sala de aula.
Independente das dificuldades que seu filho apresente, é importante ficar atento ao apoio emocional que deve ser ofertado, muitos enfrentam desafios como baixa autoestima e frustração. Ofereça um ambiente de apoio e compreensão em casa, celebrando os pequenos progressos.
É importante também buscar alguma atividade ou esporte em que os pequenos se sintam capazes e realizados fazendo. E não esqueçam de explicar de maneira adequada ao nível de desenvolvimento da criança, sobre suas dificuldades de aprendizagem. É comum que crianças com dificuldades de aprendizagem pensarem que são mais “burras” do que as outras. Então, os familiares devem ajudar a desconstruir esses tipos de crenças.
Manter uma postura paciente, buscar ajuda se necessário e realmente se envolver, trabalhando em conjunto com outros profissionais que cercam a criança é a melhor estrutura possível para o aprendizado saudável dos pequenos.