Por que o Ceará ainda não contratou na janela? Veja posição do clube
O Vovô ainda não anunciou nenhum reforço para a sequência da Série A
A diretoria do Ceará não anunciou nenhum reforço na atual janela de transferências, que se encerra no dia 2 de setembro. Os recentes resultados, inclusive, aumentaram a pressão por contratações e também a cobrança de parte da torcida. Assim, o Diário do Nordeste questiona: por que ainda não contratou?
No momento, os alvos são: um centroavante (para repor a saída de Lelê), um ponta (com chance de virar até dois jogadores, visto que o argentino Alejandro Martínez está saindo para o Cuiabá) e um volante (que é a última prioridade na escala das movimentações).
O raio-x de necessidades é do departamento de futebol alvinegro. Havia uma expectativa da oficialização da contratação do atacante Fabinho, que seria comprado junto ao América-MG, mas o atleta precisou de uma cirurgia após uma lesão ligamentar no tornozelo direito, o que cancelou o acordo.
Com 25 anos, disputou 18 jogos na atual temporada, com quatro gols e quatro assistências. No entendimento interno, tinha potencial para elevar o nível dos pontas do elenco atual, que tem Pedro Henrique e Galeano como titulares do treinador Léo Condé, enquanto Fernandinho é o 1º reserva.
Por isso, na avaliação interna, a demora existe por conta do nível de jogador buscado pelo Ceará. Apesar das críticas pela demora, o discurso é de que “não dá pra contratar qualquer atleta, precisa ser alguém que efetivamente agregue, e isso não é algo simples com baixos recursos”.
Logo, o orçamento reduzido e o perfil de nome buscado, de prateleira mais alta, são entraves, visto que os alvos, por vezes, preferem atuar no exterior. Assim, apesar de anunciar nenhum nome, a preocupação por reforços também existe no departamento de futebol, que segue nessa procura.
No fim, o case de Pedro Raul é o caminho atual. Mais paciência, convencimento e negociações longas para encontrar exatamente o tipo de atleta que se encaixa no time atual. O contraponto é a espera, com a equipe precisando ser encorpada já projetando o 2º turno da Série A do Brasileiro.
A folha salarial atual é próxima de R$ 6 milhões, com a abertura para chegar em R$ 7 milhões com os reforços. O clube também entende que pode fazer esforço para a compra de direitos econômicos, como seria com Fabinho. Apesar disso, a única forma de sanar qualquer dúvida e com anúncios.
Elenco do Ceará em 2025
- Goleiros: Bruno Ferreira, Fernando Miguel, Richard e Keiler.
- Laterais-direitos: Fabiano e Rafael Ramos.
- Zagueiros: Marllon, Willian Machado, Éder, Marcos Victor, Gabriel Lacerda e Luiz Otávio.
- Laterais-esquerdos: Matheus Bahia e Nícolas.
- Volantes: Dieguinho, Fernando Sobral, Lourenço, Richardson e Lucas Lima.
- Meias: Lucas Mugni, Matheus Araújo e Rômulo.
- Atacantes: Pedro Raul, Pedro Henrique, Galeano, Fernandinho, Aylon, Bruno Tubarão e Guilherme.
Veja também