O Fortaleza iniciou a temporada de 2022 com muitos reforços no elenco e a continuidade de trabalho do argentino Juan Pablo Vojvoda. A campanha histórica de 2021 deixou um DNA e uma identidade tática, que parece em mutação nos primeiros jogos do ano: o treinador busca o novo mais uma vez.
Assim, as partidas da Copa do Nordeste funcionam como entrosamento, ritmo e testes. O esquema é o 3-5-2, mas os atletas se alternam nas funções do esquema com a bola rolando. Até agora, vitórias contra Sousa-PB (5x0) e Floresta (2x0), além de empates com Ceará (1x1) e Náutico (2x2).
Com o rodízio na formação, característica de Vojvoda, a escalação foi repetida uma vez. Um esboço do time é desenhado, apesar de 70% do elenco disponível ter sido utilizado. Ao todo, seis nomes ficaram nos titulares sempre: Fernando Miguel, Titi, Benevenuto, Jussa, Pikachu e Lucas Lima.
Veja também
O ataque do Fortaleza foi o setor com mais investimento para a sequência do ano, com contratações de maior peso na briga por espaço. Na reformulação, a comissão técnica ganhou alternativas e ainda reduziu a faixa etária do plantel através de saídas como Osvaldo (34) e Wellington Paulista (37).
Em 2022, o atacante mais escalado é Igor Torres, titular em três dos quatro jogos. No entanto, sete das nove opções ofensivas foram utilizadas por Vojvoda, com Igor Torres e Moisés formando dupla.
Há expectativa de mais oportunidades para os demais reforços, como Silvio Romero e Renato Kayzer. Logo, a posição deve ser a mais concorrida, também pelo crescimento de remanescentes como Valentin Depietri e manutenção de artilheiros do último ano, como Robson.
No rol de únicos representantes nordestinos na Série A, ao lado do Ceará, o Fortaleza chega na Copa do Nordeste como um dos favoritos ao título, conquistado apenas em 2019. O protagonismo, até pelo investimento no elenco, existiu nos primeiros jogos, com a equipe na liderança do Grupo A.
Com metade da fase de grupos concluída, restando quatro compromissos, o Leão pode até se garantir no mata-mata com antecedência, em caso de uma combinação de placares nos confrontos.