O Fortaleza qualificou todos os setores do elenco para a temporada de 2023. Com a manutenção do técnico argentino Juan Pablo Vojvoda, o time cearense chegou forte no mercado, manteve as principais peças do plantel e também negociou os jogadores com menos espaço junto da comissão.
O balanço é positivo, com um aumento no nível da equipe. Ao todo, foram sete contratações, incluindo a expectativa de anúncio do atacante argentino Juan Martín Lucero, além de 11 saídas, com possibilidade de crescer a lista oficialmente: o volante Fabrício Baiano está negociando com o Avaí.
Veja balanço de chegadas e saídas do Fortaleza para 2023
Goleiros - João Ricardo (+) | Boeck (-).
Laterais-esquerdos - Bruno Pacheco e Lucas Esteves (+) | Bruno Melo e Juninho Capixaba (-).
Lateral-direito - Dudu (+) | Landázuri (-).
Volantes - Tomás Pochettino (+) | Felipe (-).
Meias - Christian Bernardi (+) | Lucas Lima, Otero e Matheus Vargas (-).
Atacantes - Pikachu e Lucero (+) | Igor Torres, Robson, David da Hora e Edinho (-).
Deste modo, o planejamento é intensificado. O Leão estreia na temporada no sábado (15), às 16h, no estádio Presidente Vargas (PV), contra o Iguatu, pelo Campeonato Cearense. Além disso, a equipe participa também da Copa do Nordeste, da Copa do Brasil, da Libertadores e do Brasileirão.
Para completar o elenco, o departamento de futebol ainda busca uma peça: um zagueiro canhoto. A gestão mapeia atletas e tenta avançar nas negociações. Apesar disso, o sistema defensivo ganhou incrementos importantes, além do meio-campo. Vojvoda ganha variedade e pode mudar a formação.
O peso dos reforços é o principal ponto. A equipe trouxe peças que acirram a disputa interna e eram desejos do treinador, como o goleiro João Ricardo, ex-Ceará, e o Pochettino, ex-Austin FC, dos EUA. Assim, a reposição é acrescida de técnica, com chance de formação de dois times e o maior rodízio.
Elenco do Fortaleza para 2023
Goleiros: Fernando Miguel, Luan Polli e João Ricardo.
Zagueiros: Benevenuto, Titi, Brayan Ceballos, Habraão e Brítez.
Laterais-esquerdos: Bruno Pacheco e Lucas Esteves.
Laterais-direitos: Tinga, Vitor Ricardo e Dudu (*).
Volantes: Ronald, Lucas Sasha, Matheus Jussa, Hércules, Zé Welison e Tomás Pochettino.
Meias: Lucas Crispim, Sammuel, Luiz Henrique e Christian Bernardi,
Atacantes: Silvio Romero, Pedro Rocha, Depietri, Gustavo Coutinho, Moisés, Romarinho, Thiago Galhardo, Pikachu e Lucero(*).