Fortaleza planeja elenco mais cearense a longo prazo; veja novos planos do futebol

Mudança na departamento de futebol trouxe mais projetos para o clube, com mais foco na formação de atletas

Legenda: Tricolor lidera o ranking desde 2019 como o clube com o maior número de patrocinadores, com 26
Foto: JL Rosa / SVM

A mudança no departamento de futebol do Fortaleza renovou parte das metas a longo prazo. E a proposta da diretoria tricolor era trazer ideias e maior gerência do setor com a chegada de Alex Santiago no cargo. Assim, o clube trabalha com objetivos que envolvem o orçamento, a captação de receita e a formação do elenco.

Os pontos atravessam a atuação do novo dirigente, que realizou um trabalho integrado com todos os demais setores quando atuava na assessoria da presidência (veja entrevista exclusiva). A perspectiva envolve modernizar os fluxos e até utilizar influências internacionais nos processos.

Metas do Fortaleza a longo prazo

  • Possuir um elenco com mais atletas cearenses
  • Criar um setor de gerência da base no departamento de futebol
  • Espelhar modelos de jogo entre base e profissional
  • Montar um plano de negociação de atletas para captação de receita
  • Criar um orçamento próprio do departamento de futebol
  • Expandir as negociações de atletas do mercado internacional

Dentro dos objetivos estão projetos desenvolvidos em clubes como Ajax-HOL e Barcelona-ESP. Durante as excursões das categorias de base no exterior, o novo diretor de futebol teve oportunidade de intensificar o diálogo com representantes de grandes times da Europa e trouxe novas percepções.

A tendência é de um Fortaleza cada vez mais voltado para a formação de atletas. A lapidação se tornou prioridade e, agora, receberá maior suporte do departamento de futebol. Por isso, a criação de um setor de gerência específico - a Coluna adiantou a criação de um setor de mercado na base.

Legenda: Revelado pelo Fortaleza, o atacante Everton 'Cebolinha' é um dos destaques da Seleção Brasileira
Foto: divulgação / CBF

Para intensificar o fluxo, no futuro, o clube estuda instaurar um percentual de jogadores cearenses no elenco principal. Resgatando conceitos internos como o lema “clube da garotada”, os grupos montados devem ser jovens e registrar mais participação da base.

No início, o projeto pode priorizar dois pontos principais: a criação de um orçamento próprio do departamento de futebol e integração de modelos táticos entre profissional e base. O primeiro serve no aspecto da gerência, de definir os fluxos de caixa e avaliar a distribuição de receita.

Alex Santiago, presidente do Fortaleza
Legenda: Alex Santiago, presidente do Fortaleza
Foto: Leonardo Moreira / Fortaleza

O segundo atravessa a construção de uma identidade de modelo de jogo, com ampliação de metodologias espelhadas no profissional, o que pode facilitar a adaptação do atleta da base. No fim, ao aprimorar essa transição, o Fortaleza almeja a melhor formação e a possibilidade de abertura de receita com a negociação de jogadores, expandindo laços com o mercado internacional.

Módulos de negociação implantados na base

  • Venda de atleta com direitos pertencentes ao clube
  • Contratação de atleta sem custo, deixando parte dos direitos com clube formador
  • Liberação de atleta para mercado nacional permanecendo com parte dos direitos
  • Maior intercâmbio entre atletas da base e o mercado internacional