A mudança no departamento de futebol do Fortaleza renovou parte das metas a longo prazo. E a proposta da diretoria tricolor era trazer ideias e maior gerência do setor com a chegada de Alex Santiago no cargo. Assim, o clube trabalha com objetivos que envolvem o orçamento, a captação de receita e a formação do elenco.
Os pontos atravessam a atuação do novo dirigente, que realizou um trabalho integrado com todos os demais setores quando atuava na assessoria da presidência (veja entrevista exclusiva). A perspectiva envolve modernizar os fluxos e até utilizar influências internacionais nos processos.
Metas do Fortaleza a longo prazo
Possuir um elenco com mais atletas cearenses
Criar um setor de gerência da base no departamento de futebol
Espelhar modelos de jogo entre base e profissional
Montar um plano de negociação de atletas para captação de receita
Criar um orçamento próprio do departamento de futebol
Expandir as negociações de atletas do mercado internacional
Dentro dos objetivos estão projetos desenvolvidos em clubes como Ajax-HOL e Barcelona-ESP. Durante as excursões das categorias de base no exterior, o novo diretor de futebol teve oportunidade de intensificar o diálogo com representantes de grandes times da Europa e trouxe novas percepções.
A tendência é de um Fortaleza cada vez mais voltado para a formação de atletas. A lapidação se tornou prioridade e, agora, receberá maior suporte do departamento de futebol. Por isso, a criação de um setor de gerência específico - a Coluna adiantou a criação de um setor de mercado na base.
Para intensificar o fluxo, no futuro, o clube estuda instaurar um percentual de jogadores cearenses no elenco principal. Resgatando conceitos internos como o lema “clube da garotada”, os grupos montados devem ser jovens e registrar mais participação da base.
No início, o projeto pode priorizar dois pontos principais: a criação de um orçamento próprio do departamento de futebol e integração de modelos táticos entre profissional e base. O primeiro serve no aspecto da gerência, de definir os fluxos de caixa e avaliar a distribuição de receita.
O segundo atravessa a construção de uma identidade de modelo de jogo, com ampliação de metodologias espelhadas no profissional, o que pode facilitar a adaptação do atleta da base. No fim, ao aprimorar essa transição, o Fortaleza almeja a melhor formação e a possibilidade de abertura de receita com a negociação de jogadores, expandindo laços com o mercado internacional.
Módulos de negociação implantados na base
Venda de atleta com direitos pertencentes ao clube
Contratação de atleta sem custo, deixando parte dos direitos com clube formador
Liberação de atleta para mercado nacional permanecendo com parte dos direitos
Maior intercâmbio entre atletas da base e o mercado internacional