Fortaleza encaminha vaga na final com vitória e apresenta novo elenco de 2026

O time leoninou promoveu três estreias contra o Ferroviário

Escrito por
Alexandre Mota alexandre.mota@svm.com.br
(Atualizado às 20:09)
Legenda: O Fortaleza teve uma boa atuação ofensiva contra o Ferroviário pelo Campeonato Cearense
Foto: Kid Júnior / SVM

O Fortaleza encaminhou a vaga na final do Campeonato Cearense de 2026 ao vencer o Ferroviário por 2 a 0, neste sábado (14), no estádio Presidente Vargas (PV), pela ida da semifinal. Em campo, Bareiro e Vitinho colocaram o Leão em vantagem em uma real apresentação da nova equipe tricolor.

A grande marca leonina foram as incorporações no elenco. A estreia na temporada foi justamente contra o Tubarão da Barra há um mês, quando Mancuso, Diogo Barbosa e Moisés ainda estavam no grupo. No reencontro, muitas novidades: o lateral-esquerdo Gabriel Fuentes, o meia Rodriguinho, além dos atacantes Vitinho e Luiz Fernando (titular) atuaram juntos no fim. Outros contratados também jogaram, como o volante Ronald e o lateral-direito Mailton

A presença dos reforços é essencial para o técnico Thiago Carpini ampliar o repertório do time, que teve a melhor atuação ofensiva justamente no Clássico das Cores, principalmente com a bola área construída com Mailton e Bareiro. O processo é gradual, mas deve avançar até o início da Série B.

Escalações do Fortaleza no Clássico das Cores
Legenda: O Fortaleza mudou os esquemas de 3-4-3 para 4-3-3 contra o Ferroviário
Foto: arquivo / SVM

Das mexidas, iniciou no 3-4-3 e terminou no 4-3-3. A falta de entrosamento e o placar estabelecido tiraram o ímpeto no fim, fazendo com que o 2º tempo servisse mais para administração de resultado.

Na etapa inicial, o Leão mostrou volume ofensivo, mas também sofreu defensivamente. Sem Brítez, nomes como Gazal, Cardona e Luan Freitas tiveram uma exibição abaixo, enquanto o goleiro Brenno brilhou com três defesas difíceis diante de um Tubarão da Barra que não se entregou durante o jogo.

Os ajustes são necessários, mas Carpini ganha opções e também tranquilidade na vitória. O jogo de volta será no próximo sábado (21), às 17h, no PV, com a equipe possuindo a vantagem de perder por até um gol de diferença para avançar. Até o momento, está invicto com cinco vitórias em oito jogos.

Em tempo: Bareiro recebeu proposta do Boca Juniors-ARG e tem futuro incerto. O paraguaio é o artilheiro da equipe, com quatro gols. Logo, esse é o tipo de jogador que representa um déficit técnico grande no elenco com uma eventual saída. Para os planos da Série B, pedê-lo seria um alto dano no elenco.

Atuação do Ferroviário

O Ferroviário teve uma atuação valente no Clássico das Cores. No 1º tempo, por exemplo, fez uma partida equilibrada e levou perigo, deixando Brenno, goleiro do Fortaleza, como um dos destaques. O problema é que o ímpeto não se sustentou, com a equipe sentindo os desfalques e o preparado físico. 

O volante Lucas Black e o meia Thalisson, por exemplo, estiveram fora por contusão. No decorrer da partida, outros nomes pediram substituição, como o lateral-direito Ramires e o atacante Kiuan. No fim, o atacante colombiano Yair Mena, o principal nome coral, necessitou ser deslocado para a lateral-direita devido à ausência de mais peças. Logo, as limitações impediram maior sucesso das investidas do Tubarão da Barra, que pouco ameaçou no 2º tempo.

A situação então se complicou no Estadual pelo contexto. A desvantagem é grande, o que força a equipe a se expor mais - e pode ceder contra-ataques. Além disso, deve marcar dois gols, sendo que o Fortaleza sofreu apenas um ao longo de toda a competição. Uma missão extremamente árdua, mas que seria épica caso fosse alcançado. Diante disso, que o trabalho do técnico português Nuno Pereira possa evoluir também mirando o acesso na Série D.

Assuntos Relacionados