O Ceará tem um período maior de preparação até o retorno da Série A. Por conta da Data Fifa antes da Copa do Mundo, o Vovô enfrenta o Coritiba apenas na próxima quarta-feira (28), às 19h, no Couto Pereira. A pausa será usada pelo técnico Lucho González para ensaiar um novo esquema tático.
Entre as partidas do São Paulo e do Coritiba, o intervalo é de 10 dias. O comandante argentino revelou que irá ensaiar uma formação com linha de três defensores para a volta do Brasileirão.
"A gente trabalha buscando variantes, sistemas táticos diferentes. É tentar trabalhar uma coisa que não fizemos ainda que foi uma linha de três, que fizemos ali no final (contra o São Paulo). É trabalhar os dias pensando nesse planejamento".
No momento, a formação principal é a 4-2-3-1, com variações para 4-4-2 e 4-3-2-1. Contra o São Paulo, quando teve dois expulsos (Luiz Otávio e Zé Roberto), o time se manteve ofensivo e adotou uma linha defensiva com Richard, Lacerda e Messias. Nas alas, Rigonato e Jhon Vásquez entraram no jogo.
Variações táticas
A presença de uma linha de três defensores no Ceará pode ser formada por diferentes atletas: zagueiros, laterais ou volantes. Para o próximo jogo, por exemplo, a comissão técnica conta com Messias, Lucas Ribeiro e Marcos Victor - Luiz Otávio e Lacerda estão suspensos. Uma dupla de zaga deve ser formada.
inter@
Em caso de expansão das possibilidades para um trio, Richard ou Richardson, por exemplo, podem ser utilizados no setor. Dos laterais, Bruno Pacheco tem características que permitem uma adaptação.
Assim, a formação ganha variações, como 3-5-2 ou 3-4-3, com extremos ofensivos. Vale ressaltar que Nino Paraíba é ausência por acúmulo de cartões. Pelos lados, Michel Macedo e Victor Luís são alternativas. A tendência é de um novo formato em momentos específicos, ampliando o repertório tático alvinegro.
Possíveis variações táticas da defesa do Ceará no novo esquema