Análise: Fortaleza apresenta defesa vulnerável, ensaia reação, mas sofre com força do Inter

Time tricolor até conseguiu empatar no início do segundo tempo, no Beira-Rio, e foi vencido pela forte pressão gaúcha, sofrendo revés de 4 a 2 na 30ª rodada. O impacto do placar é pela entrega sem resultado, com queda de rendimento

Legenda: O Fortaleza apresentou falhas no sistema defensivo e foi derrotado no Beira-Rio
Foto: Ricardo Duarte / Internacional

Uma partida para lamentar. A missão era muito difícil para o Fortaleza no estádio Beira-Rio, no domingo (17), mas a derrota por 4 a 2 para o Internacional teve impacto na moral tricolor ao término da 30ª rodada da Série A do Brasileiro.

O cenário do confronto pode ser dividido em diferentes atuações. O roteiro atravessa uma equipe com baixa intensidade que cresceu e buscou reação, mas foi engolida pelos erros individuais e a qualidade técnica do adversário.

Assim, a apatia do banco de reservas e também dos atletas em campo no gol contra de Carlinhos mostraram um time que brigou e foi vencido. No escopo do contexto: sem vitória há oito rodadas e estagnado nos 32 pontos e na 16ª posição, colocado no Bahia (17º) e na zona de rebaixamento.

Ouça o FortalezaCast

Vulnerável no início

Legenda: O Fortaleza entrou com baixa rotação e sofreu dois gols em nove minutos de partida
Foto: Ricardo Duarte / Internacional

O Fortaleza entrou em campo no esquema 4-2-4, aproveitando as presenças de David, Romarinho, Osvaldo e Wellington Paulista. A postura tinha como foco o contra-ataque, mas foi desmontada aos 9, quando o Internacional já tinha 2 a 0: Yuri Alberto e Dourado marcaram cedo.
A rotação, de fato, pareceu diferente. O time de Enderson Moreira tinha a bola, espaço e sempre a devolvia com uma sequência de erros de passe. No âmbito defensivo, o ponto em questão envolve o desenho dos lances. 

Em ambos, cruzamentos do lado esquerdo para arremates sem marcação próxima. Tinga, no quesito defensivo, esteve com baixo rendimento. Wanderson e Paulão, no lance aéreo, sem conseguir vencer investidas de Yuri Alberto.

Assim, o Leão sofria a cada chegada colorada. O rival letal acelerava no momento certo, enquanto o plantel tricolor travava a própria evolução na dificuldade de propor jogo - mesmo que houvesse evolução.

Reação surpresa

Legenda: Enderson Moreira armou o Fortaleza com o esquema de quatro atacantes, mudando a postura tática utilizado na estreia contra o Grêmio
Foto: Ricardo Duarte / Internacional

O paralelo do atordoamento é o respiro leonino para manter o conceito tático. Na saída de bola, seguiu com Felipe Alves participando, além dos defensores trocando passes curtos.

A manutenção foi importante para evitar o desespero e, aos 13, com pênalti de Wellington Paulista, o time retomou a confiança. Foi para o intervalo com rotação acelerada, compactação e maior posse de bola: 54% x 46%.

O saldo era suficiente para perceber um estado anímico maior do coletivo. Resistindo à pressão, encontrou a igualdade aos 10: Romarinho, de voleio, aproveitou bate-rebate e conseguiu novo tento.

O Fortaleza estava vivo, ao menos em aparência. E teve a chance de ficar na frente em contra-ataque de David aos 17, mas o atacante desperdiçou cara a cara com o goleiro Marcelo Lomba, que buscou fechar o ângulo na batida. Nesse momento, o ímpeto se encerrou. Da quase virada, o Leão foi amassado nas brechas.

Golpe derradeiro

O caminho dos gaúchos foi desenhado aos 9. Houve um intervalo de descanso, mas a insistência seguiu com resultado. O lado direito tricolor foi o espaço usado em todos os gols, depois com Peglow e até mesmo do contra de Carlinhos, que não conseguiu rebater bola de Felipe Alves.

A reação de nada serviu no imediatismo do Brasileirão. Foi alívio tirado com força bruta e as consequências devem ser monitoradas pela frente. A Série A tem agora oito rodadas pela frente e o Fortaleza tem uma vitória em 14 partidas. Uma pequena melhora é insuficiente para o momento e a conta chegou ao Pici. O próximo rival é o Santos, finalista da Taça Libertadores, e apenas a vitória importa.

Ficha técnica

Internacional 4x2 Fortaleza

Competição: 30ª rodada da Série A

Data: 17/01/2021

Horário: 16h

Local: Beira-Rio, em Porto Alegre (RS)

Arbitragem: Rodrigo Dalonso/SC

Gols: Yuri Alberto aos 3´/1º T (1-0), Dourado aos 9´/1º T (2-0), Wellington Paulista aos 13´/1º T (2-1), Romarinho aos 10´/2º T (2-2), Peglow aos 25´/2º T (3-2) e Carlinhos aos 31/2º T (4-2).

Cartões amarelos: Paulão (F), Tinga (F) e Wanderson (F) 

Internacional: Marcelo Lomba; Rodinei, Lucas Ribeiro, Victor Cuesta e Moisés; Rodrigo Dourado, Edenilson, Praxedes e Patrick; Caio Vidal e Yuri Alberto. Técnico: Abel Braga.

Fortaleza: Felipe Alves; Tinga, Paulão, Wanderson e Carlinhos; Juninho e Felipe; Osvaldo, David, Romarinho e Wellington Paulista Técnico: Enderson Moreira.

Veja também