Sem Vizeu, Guto busca opções alternativas para centroavante

Com lesão de Felipe Vizeu, Cléber é o único jogador de origem da função no elenco, e Guto Ferreira tenta encontrar outros caminhos para formatar o ataque do Alvinegro com as peças que tem à disposição, como Vina

Legenda: No empate em 1 a 1 contra o São Paulo, Vina atuou pouco mais de 20 minutos como o jogador mais adiantado
Foto: Kid Júnior

Felipe Vizeu chegou para ser titular do Ceará, não há discussão sobre isso. Após marcar o primeiro gol com a camisa alvinegra, a expectativa era que se firmasse ainda mais. Entretanto, o atacante teve constatada uma lesão muscular de grau 2 que o deixará afastado dos gramados, ainda sem previsão de retorno. Com isso, o técnico Guto Ferreira busca alternativas no elenco para ter mais opções para utilizar na função.

Ouça o podcast 'CearáCast'

Sem contar com Vizeu, o jovem Cléber é o único atleta do elenco disponível com características para ser o centroavante referência, que faz o papel de 'camisa 9' nato. Isso porque outros três que foram inicialmente contratados para exercer o papel saíram recentemente do clube: Bérgson, Rafael Sóbis e Rodrigão.

Com isso, o treinador já iniciou os testes para avaliar as possibilidades disponíveis dentro do próprio elenco.

Na última quarta-feira, no empate em 1 a 1 contra o São Paulo, Guto colocou o jovem Jacaré no lugar de Cléber. Com isso, Vina ficou mais à frente e atuou pouco mais de 20 minutos como o jogador mais adiantado. As características, porém, são diferentes. Vina é um jogador técnico e ótimo finalizador, mas é jogador de articulação, que gosta de atuar ao lado de um centroavante referência para aproveitar os espaços gerados na área. Não tem tanta facilidade para realizar o pivô e utilizar força física para levar vantagem sobre os adversários.

Utilizar o artilheiro do Vovô na temporada nesta função é como jogar com um 'falso 9', o que muda o padrão do modelo de jogo com o treinador, que tem sido, desde o início, sempre com a presença de um atacante mais fixo na área.

Outras opções

Além da utilização de Vina, Guto pensa também em outras alternativas de peças para jogar como homem mais adiantado. Saulo Mineiro é outro jogador que pode também atuar na função. Entretanto, o atleta ficou fora das últimas partidas por ter testado positivo para Covid-19. Após cumprir período de isolamento, ele já retornou aos treinamentos e poderá, sim, ser relacionado.

Qualquer outro jogador que seja escalado para realizar o papel de centroavante muda bastante as características do modelo de jogo. Alternativas como Leandro Carvalho, Mateus Gonçalves ou Rick garantem qualidades distintas. Mais velocidade, facilitando as transições rápidas e também os contra-ataques, porém, sem tanta presença de área.

Certo é que Guto Ferreira terá que se virar com as peças que tem. A aposta em Cléber é certa, mas quando o camisa 89 estiver cansado ou se vier a precisar ser substituído por alguma necessidade, será preciso improvisar.