Bruce Willis não conseguia memorizar falas em filmagens desde 2020, diz jornal
O artista foi diagnosticado com afasia, distúrbios causados por uma lesão cerebral que afeta as habilidades cognitivas
O ator Bruce Willis enfrentava dificuldade para memorizar falas desde 2020, quando realizava pequenas participações em vários filmes. O artista foi diagnosticado com afasia, distúrbios causados por uma lesão cerebral que afetam as habilidades cognitivas. A família dele interveio para cuidar do artista e anunciou a aposentadoria do astro.
Veja também
Conforme informações do jornal New York Post, profissionais que trabalhavam na produção dessas obras já reparavam que o ator enfrentava dificuldades nos sets de filmagem causadas pela doença.
“Ele estava tendo problemas cognitivos. Todo mundo sabia, o elenco e a equipe. A família dele interveio, e eles se mudaram para cuidar dele”, revelou uma fonte anônima à publicação.
Para minimizar as dificuldades cognitivas o artista estaria usando fones de ouvido, para se comunicar com a produção das obras, além de recorrer a mais a cenas realizadas por dublê.
“Ficou muito evidente que ele estava tendo problemas. Então eles usariam dublês, não apenas para [cenas de] ação, mas para maximizar seu tempo de tela”, detalhou a fonte.
Falas e qualidade reduzidas
Devido aos problemas cognitivos, as falas do ator teriam sido reduzidas nos filmes. Conforme o jornal, em uma das produções todas as cenas envolvendo Willis foram gravadas em apenas três dias, resultando em um tempo menor do ator na tela.
Além disso, a doença ainda estaria causando limitações que estimulavam as equipes cinematográficas realizarem as gravações próximas aos locais em que ele se encontrava, para reduzir os deslocamentos do astro.
As participações decrescentes, o uso de dublês com frequência e a pressa em realizar as gravações teriam resultado na queda das avaliações de algumas desses filmes. Em um mesmo ano, o ator produziu oito filmes criticados pela imprensa especializada.
Antes de deixar as filmagens, o ator teria abandonado vários projetos em andamento ou em fase de pós-produção.
O que é afasia?
De acordo com a publicação Diretrizes de Atenção à Reabilitação da Pessoa com AVC, do Ministério da Saúde, as afasias são distúrbios que afetam aspectos de conteúdo, forma e uso da linguagem oral e escrita, em relação à expressão e/ou compreensão, como consequência de uma lesão cerebral.
Este distúrbio é observado na expressão de símbolos por meio da comunicação oral, escrita (dislexias e agrafias adquiridas) ou gestual, tratando-se de uma dificuldade do paciente em lidar com elementos linguísticos.
Abordagens terapêuticas sugeridas na intervenção do pacientes
Afasia expressiva
- Garantir estimulação auditiva e visual, dentro de um contexto adequado;
- Combinar estímulos auditivos e visuais com significação atribuída;
- Controlar extensão do estímulo;
- Comunicação por meio de palavra-chave, com sequência narrativa;
- Usar o gesto e a escrita como auxiliares à expressividade;
- Estimular respostas do paciente, garantindo a integração de aferência, processamento e eferência;
- Métodos terapêuticos: Terapia melódica; a Comunicação alternativa, com recomendação para atividades funcionais
Compreensiva
- Estimular os componentes de duração, intensidade e frequência dos sons verbais e não verbais;
- Tarefas de designação de objetos e figuras;
- Identificar temática central;
- Associar o estímulo apresentado a vivências anteriores e ao contexto;
- Exercícios de associação do significado, com recursos visuais, auditivos, gestuais e contextuais;
- Utilizar os efeitos de preditividade, de previsão pragmática, de expectativa, de redundância e de ênfase adequada ao significado da mensagem.