O cantor Zé Vaqueiro falou sobre o estado de saúde do filho caçula Arthur, fruto do relacionamento com Ingra Soares, que sofreu uma parada cardíaca na última sexta-feira (17). Através das redes sociais, o artista informou que o bebê de 9 meses segue internado.
"Depois de 24 horas, ele teve uma parada cardíaca e teve que ser levado com urgência para o hospital e tá lá internado na UTI pediátrica", relatou.
"Mas eu creio que Deus tá no controle de tudo. Desde quando o Arthur nasceu, há nove meses, a gente vem vivendo momentos bem delicados na nossa vida, mas eu creio que Deus tá nos ensinado muita coisa", destacou.
Zé Vaqueiro agradeceu as orações e carinho dos fãs e afirmou que o filho é forte e guerreiro. "Eu creio que Deus tem um proposto gigantesco e a gente só vai entender lá na frente", afirmou.
O que tem Arthur?
Arthur nasceu em julho do ano passado e logo foi diagnosticado com síndrome de Patau, uma malformação congênita, decorrente da síndrome da trissomia do cromossomo 13.
A síndrome de Patau é uma doença que causa problemas de má formação no rosto, nos membros e nos sistemas nervoso, cardíaco e urinário.
O bebê estava internado na UTI neonatal desde o seu nascimento, em julho de 2023, e recebeu alta na última quinta-feira (16), mas acabou sofrendo a parada cadíaca um dia depois.
Causa, sintomas e diagnóstico
Síndrome de Patau
É uma malformação genética do sistema nervoso podendo ser identificada no pré-natal, quando o feto ainda está em formação.
A patologia pode ser diagnosticada ainda durante a gestação por meio dos exames de pré-natal. No exame de ultrassonografia podem ser percebidas alterações que levantam a possibilidade da doença. A partir daí, alguns exames devem ser solicitados para a confirmação da doença, sendo a amniocentese o principal deles.
Os sintomas da síndrome de Patau aparecem em forma de:
atraso mental;
má-formação nas orelhas, pés e olhos;
microcefalia;
mãos com dedos a mais;
tamanho reduzido do queixo;
problemas no coração;
doenças renais
A doença não tem cura, mas o cuidado das equipes médica e multidisciplinar durante toda a vida é fundamental para buscar alguma melhora na qualidade de vida do paciente.