O Fortal 2024 está de mudança e com local novo oficialmente confirmado: o evento ocorrerá em um terreno de 20 hectares próximo ao Aeroporto Internacional Pinto Martins. A novidade foi revelada na tarde desta quarta-feira (24), cerca de uma semana após a informação de que a famosa micareta deixaria de ocorrer no bairro Manuel Dias Branco.
Marcado para acontecer entre os dias 18 a 21 de julho, o Fortal deste ano terá o total de 12 blocos, que passarão pela avenida da folia em revezamento, como já ocorria nos anos anteriores.
Espaços já conhecidos pelos micareteiros serão mantidos na Nova Cidade Fortal:
- Corredor da Folia;
- Camarote Mucuripe;
- Camarotes Corporativos;
- Palco Avenida e concentração dos trios elétricos com praça de alimentação e estacionamento.
A saída do antigo local, onde o festival já era realizado desde 2005, se deu por conta da venda do terreno, que deve dar espaço a um novo empreendimento mobiliário. A notícia da mudança, inclusive, já havia sido adiantada pelo Diário do Nordeste.
Segundo informações da própria assessoria, a área foi escolhida após meses de estudo e planejamento, incluindo alinhamento com órgãos públicos e a Fraport, responsável pelo aeroporto. O esperado é que o acesso à festa ocorra pela Avenida Senador Carlos Jereissati, com um plano operacional completo a ser divulgado ainda antes de julho.
Um dos diretores do evento, Pedro Neto, confirmou que esse acesso deve ocorrer pela Carlos Jereissati. "A infraestrutura que o local nos traz é muito positiva em aspectos de acessibilidade e segurança na grande via (Avenida Senador Carlos Jereissati)", afirmou.
Segundo ele, foi organizado um plano operacional de trânsito para não afetar o fluxo de veículos em direção ao aeroporto. O planejamento contou com um diálogo construído com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran), a Prefeitura de Fortaleza, o Governo do Ceará, a Autarquia Municipal de Trânsito (AMC), e a Fraport.
Além disso, a nova área tem grande espaço para estacionamento. "A gente tem um volume maior de estacionamento do que a gente tinha nas antigas cidades Fortal", concluiu Pedro Neto.
Especulações sobre local
Os boatos sobre a saída do Fortal do bairro Manoel Dias Branco e uma nova construção no espaço onde tradicionalmente ocorria a folia já tinham se iniciado desde o início deste ano. Na época, especulações davam conta de que um empreendimento imobiliário seria o responsável por ocupar o local.
Agora, neste mês de abril, muros começaram a ser construídos nos arredores do terreno de 25 hectares, evidenciando as mudanças confirmadas pela assessoria.
Três décadas de festa
Em 2023, o Fortal completou 30 anos de festa, realizando um rebranding de marca, atualizando a logo e focando nos diferentes estilos musicais apresentados em trios elétricos e camarotes durante a micareta. O marco trouxe atrações como Bell Marques, Rafa e Pipo, Timbalada, Parangolé e o inédito bloco da cantora Ludmilla.
Ainda no ano passado, foram confirmadas as estruturas Corredor da Folia, Camarote Mucuripe e Palco Avenida, que também devem ser realizadas este ano. Os ingressos já começaram a ser vendidos nesta quarta-feira (24).