O valor da fotografia

Na era da comunicação visual, o manuseio das câmaras digitais se popularizou tanto, que uma criança, ao simples (click), ao apertar do botão, obtém a imagem instantânea em tempo real. Diante desse poderio, a câmara torna-se item obrigatório, inseparável na bagagem de pessoas que pretendem fazer o registro de cartões-postais e pontos turísticos das cidades.

A câmera fotográfica captura a liberdade de nossa imaginação, é o passaporte para ver, descobrir e compreender a história da sociedade. Esta é uma das funções sociais da arte de fotografar. Sobre esse ponto de vista, o olho mágico da câmera faz da foto documento que expressa uma opinião, mostrando detalhes impressionantes do mundo a nossa volta.

Nos séculos II e III, depois de Cristo, a literatura descreve a imagem (foto), como sendo possível de ser realizada somente através da arte de habilidosos escultores e pintores. Já no século XXI, a múltipla funcionalidade dos aparelhos eletrônicos vem permitir que um fotógrafo iniciante possa registrar uma imagem com muita exatidão.

Há momentos importantes na vida das pessoas que se tornam inesquecíveis, e não há um sentimento mais verdadeiro do que ter uma bela fotografia de lembrança. A foto conduz a uma recordação, e está presente aos olhos do público leitor: em propagandas (outdoors); ilustra matérias de jornais, livros e revistas.

A fotografia expressa o estado de espírito das pessoas, diante da alegria ou da tristeza. A fotografia é patrimônio de valor incalculável na vida das pessoas, um referencial do passar dos anos para esta e para outras gerações. A foto permite recordar uma bela história.

A rigor, a fotografia, uma de tantas outras criações geniais do mundo moderno, mostra a trajetória em diferentes períodos históricos da Sociedade. Fazer parte do imenso time de fotógrafos faz lembrar, que "cinegrafista amador em toda janela têm" e, ao mesmo tempo, cabe cogitar também que, a cada minuto, milhões de pessoas fazem algum registro, por meio da foto digital, por meio de smartphones

Imagens inéditas sobre a história de uma cidade podem ser disponibilizadas à visitação. O ontem e o hoje podem ser mostrados com perfeição através da lente fotográfica, como testemunho fiel da realidade.

Além de testemunhar o curso da história, a foto permite servir para fins judiciais. Portanto, devemos ter limites quanto às exposições por meio da fotografia, sobretudo nos meios digitais, na internet.

ANDSON ANDRADE
Professor da Língua Portuguesa