Trump prorroga por 90 dias prazo para venda do TikTok
Rede social permanecerá proibida nos EUA se a ByteDance não abdicar do controle
Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, anunciou, nesta quinta-feira (19), a prorrogação por 90 dias do prazo para a venda do TikTok imposta pelo Congresso americano — que busca que a empresa controladora chinesa, ByteDance, venda a rede social, muito popular nos EUA.
Embora o presidente americano já tenha adiado o prazo duas vezes, a nova data limite, conforme anunciado em sua plataforma, a Truth Social, é 17 de setembro.
Veja também
A secretária de imprensa da Casa Branca, Karoline Leavitt, já havia indicado na terça-feira que Trump assinaria um novo decreto porque "não quer que o TikTok desapareça".
TikTok na mira do governo
De acordo com uma lei aprovada pelo Congresso em 2024, a rede social permanecerá proibida nos EUA se a ByteDance não abrir mão do controle.
Segundo vários meios de comunicação americanos, havia sido encontrado um modelo de acordo no início de abril que previa a separação do TikTok US do grupo ByteDance, com uma reestruturação do capital.
As participações de investidores não chineses passariam de 60% para 80%, e a ByteDance manteria os 20% que atualmente possui.