Site das Lojas Renner teria sido infectado por ransomware; resgate é de US$ 1 bilhão

O endereço virtual da loja de departamentos está fora do ar e teria tido seu sistema de dados sequestrado

Legenda: Site da Renner está indisponível
Foto: Reprodução

O site da Lojas Renner está fora do ar nesta quinta-feira (19) e, de acordo com apuração do TecMundo, o sistema teria sido infectado por um ransomware — um vírus sequestrador de informações. Segundo o site, o resgate para a liberação da plataforma seria de US$ 1 bilhão. 

Veja também

Conforme o TecMundo, suposta mensagem dos hackers exige somente o dinheiro, afirmando que não há interesse em vazar os dados da rede de lojas de departamento. 

Ao acessar o site da empresa, durante a tarde, uma mensagem de indisponibilidade aparecia: "Estamos preparando novidades para encantar você. Aguarde". À noite, a mensagem mudou para: "Estamos com uma indisponibilidade sistêmica e nosso time está trabalhando para normalizar o acesso ao nosso site e APP o mais rápido possível."

Em nota enviada ao site TecMundo, a empresa informou que após o "ataque cibernético criminoso (...) prontamente acionou seus protocolos de controle e segurança para bloquear o ataque e minimizar eventuais impactos". O texto não cita pedido de resgate.

"Neste momento, a companhia atua de forma diligente e com foco para mitigar os efeitos causados, com a maior parte das operações já restabelecidas e tendo sido verificado que os principais bancos de dados permanecem preservados", diz a Renner, destacando ainda que:

"A companhia ressalta ainda que faz uso de tecnologias e padrões rígidos de segurança, e continuará aprimorando sua infraestrutura para incorporar cada vez mais protocolos de proteção de dados e sistemas. A companhia manterá o mercado informado de qualquer informação relevante relacionada a este evento, e informará as autoridades competentes nos próximos dias".

O que é um ransomware?

Um ransomware é um vírus que age como um sequestrador virtual. Segundo o site TecMundo, ele criptografa os arquivos de um sistema e exige pagamento em criptomoedas para a liberação. 

Informações dão conta que o ransomware seria o Defray777, pertencente à mesma família do RansomEXX.

 

 


Assuntos Relacionados