Total de brasileiros mortos pela Covid-19 supera saldo de vítimas da gripe espanhola em 1918

País acumula mais de 35 mil óbitos em 80 dias de notificação

Escrito por Sérgio Ripardo ,
Legenda: Em Manaus (AM), um dos estados mais atingidos pela pandemia no Brasil, cemitério tem ritmo intenso de sepultamentos devido à Covid-19
Foto: AFP

O total de brasileiros mortos pela Covid-19 superou, nesta sexta-feira (5), o saldo de óbitos pela gripe espanhola que atingiu o País em 1918.

O novo coronavírus já matou 35.026 brasileiros em 80 dias de notificações oficiais de mortes — a primeira foi anunciada pelo Ministério da Saúde no dia 17 de março

Já a gripe espanhola tirou a vida de cerca de 35 mil pessoas em 1918, incluindo o então presidente da República eleito Rodrigues Alves. 

Na noite desta sexta-feira , foram contabilizados 1.005 novos óbitos em 24h, após três dias consecutivos de recorde. O País é o 3º país com o maior saldo acumulado de mortes pela Covid-19, atrás dos EUA (1º) e Reino Unido.

Em todo o mundo, o novo coronavírus causou pelo menos 394 mil mortes desde que apareceu em dezembro de 2019, segundo a universidade norte-americana Johns Hopkins, referência mundial de estatísticas em tempo real da pandemia.

O número acumulado de infectados pela doença respiratória no Brasil soma 645.771 casos. Trata-se do segundo maior saldo de casos registrados no mundo, atrás apenas dos EUA, que confirmaram cerca de 1,9 milhão de contágios.

Assuntos Relacionados