Fiocruz receberá dois lotes de IFA neste mês para retomada de produção da vacina contra a Covid-19
A previsão é que o insumo seja entregue nos próximos dias 22 e 29 de maio
Mais duas remessas do Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA), usado na produção da vacina contra a Covid-19, chegarão ao Brasil nos próximos dias 22 e 29 de maio. O insumo será enviado ao Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos), da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que fabrica o imunizante em parceria com a Universidade de Oxford.
Com os novos lotes, a Fiocruz informou que as entregas programadas para as três primeiras semanas de junho estão garantidas.
Já a quantidade de IFA disponível atualmente sustentará a produção até "meados da próxima semana", o que garantiria os repasses de doses somente até a primeira semana de junho.
Suspensão
Ainda assim, a Fundação confirma que "haverá uma interrupção na produção de alguns dias na próxima semana". O envase deverá ser retomado após o desembarque do primeiro volume do IFA no dia 22.
"O cronograma de entregas permanece semanal, sempre às sextas-feiras, conforme pactuado com o Ministério da Saúde, seguindo a logística de distribuição definida pela pasta", pondera a Fiocruz.
A capacidade atual de produção no CTV de Bio-Manguinhos é de um milhão de doses da vacina anticovid por dia.
Nesta sexta-feira (14), por exemplo, a instituição prevê o repasse de 4,1 milhões de doses do imunizante ao Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde. Ao todo, a Pasta totalizará 34,3 milhões de vacinas recebidas pela Fiocruz, o equivalente a mais de 40% dos imunizantes para a Covid-19 disponíveis no país.